Suspeito de homicídio em Gravataí é preso durante operação
A ação foi conduzida por policiais civis da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gravataí e Cachoeirinha
Gravataí – O suspeito de 28 anos, apontado como autor de um homicídio, foi detido na manhã desta quarta-feira (13), durante a Operação Fast Horses, realizada em Gravataí. A ação foi conduzida por policiais civis da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gravataí e Cachoeirinha.
Durante a operação, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão preventiva emitidos contra indivíduos envolvidos no homicídio doloso consumado, que teve múltiplos investigados diretamente associados a organizações criminosas. A investigação que levou a essa operação teve início após um homicídio ocorrido em agosto, no loteamento Breno Garcia, quando o suspeito detido nesta quarta-feira, acompanhado de outros três comparsas, invadiu uma residência e assassinou a tiros um homem, diante de suas filhas menores, segundo a delegada responsável pela operação, Fernanda Amorim.
A identificação dos três executores e do mandante do crime foi possível graças à análise de câmeras de videomonitoramento, depoimentos, elaboração de relatórios de Inteligência e informações obtidas em colaboração com outras forças de segurança pública. É importante ressaltar que todos os envolvidos têm histórico criminal extenso, incluindo crimes como tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, ameaça, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e com numeração raspada, além de roubo a transporte coletivo, falsidade ideológica, furto a residência e incêndio doloso, disse a delegada.
O principal responsável pelo crime é um indivíduo de notável periculosidade e influência no cenário do tráfico de drogas local, com diversos antecedentes criminais. Todos os autores fazem parte de uma organização criminosa que mantém uma rivalidade com a facção à qual a vítima pertencia. A motivação do crime foi a disputa por território para o tráfico de entorpecentes, conforme destacado pela delegada Fernanda Amorim, titular da DHPP de Gravataí.
As medidas cautelares foram executadas nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha, com o apoio do 17º Batalhão de Polícia Militar, e contaram com a utilização de cães farejadores de drogas e armas. Durante a operação, foram apreendidos vários celulares, um notebook, rádios comunicadores na frequência da BM, drogas e armas de brinquedo. A Polícia Civil continuará trabalhando nos próximos dias para efetuar as prisões dos demais envolvidos no homicídio. O suspeito preso foi encaminhado para o sistema prisional gaúcho.





