Sinmgra elogia papel do prefeito no episódio GM - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Reunião de agradecimento - Foto: PMG/Divulgação

Sinmgra elogia papel do prefeito no episódio GM

Não foi uma questão de vencidos e vencedores, o episódio da GM. Esse o entendimento do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari, que junto com demais membros da diretoria da entidade esteve na última sexta-feira (1º), reunido com o prefeito Marco Alba para agradecer-lhe pelo empenho e postura de mediação. “O prefeito foi fundamental, um mediador, isso é o que vale, porque radicalidade não ajuda em uma hora dessas”, disse Valcir.

Segundo Valcir, a cidade não poderia pagar um preço tão caro, porque trata-se de uma gigante da economia. “Por mais que tenhamos convicções, temos de trabalhar pela razão”, ponderou o sindicalista, ressaltando a ação do prefeito junto à direção da montadora no Mercosul e no Brasil, em reuniões realizadas em Gravataí e em São Paulo.

“O importante é que a situação está normalizada, e as partes agora têm um cenário positivo para novas tratativas, preservados seus interesses, com a GM criando as condições para levar adiante seu plano de investimento no Brasil, e os trabalhadores amparados no acordo trabalhista em vigência”, acrescentou Marco Alba. A partir de 31 de março de 2020, montadora e sindicato retomam as negociações em torno de um novo contrato.

Também participaram da reunião o procurador-geral do Município e secretário municipal de Saúde, Jean Torman, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), Régis Albino. “Muito importante que o presidente da Acigra também esteja participando desse processo, porque estamos falando de R$ 28 milhões em média por ano circulando na economia da cidade”, acrescentou o sindicalista. Régis enalteceu o tom moderado mantido pelo dirigente sindical nas conversações com a montadora.

Compartilhe essa notícia