Servidores do Compras da Prefeitura vão ir à justiça criminal contra Aline
Prefeitura divulgou uma Nota de Esclarecimento nesta quarta-feira (6) sobre o episódio envolvendo a Aline Mello
Cachoeirinha – Os servidores da Superintendência de Compras e Licitações da prefeitura de Cachoeirinha vão fazer uma representação criminal contra a ex-secretária de Modernização e Gestão de Pessoas, Aline Mello. Assim como a ex-secretária, eles também registraram um boletim de ocorrência. Na segunda-feira (4), Aline denunciou ameças de morte e suspeitas de irregularidades que podem estar acontecendo em contratos na prefeitura. Ela vai levar o caso ao Ministério Público e apresentar documentos. Confira abaixo, a nota da prefeitura.
A ex-secretária, também em nota de esclarecimento, diz que aguarda a intimação do Judiciário. Segundo ela, todas as denúncias possuem documentação comprovando o que afirma. Aline destaca na nota que foi coagida e que os casos foram encaminhados à corregedoria e que também está tomando as medidas judiciais cabíveis. O Governança e Gestão, João Tardeti, também é citado. Conforme Aline, ele sempre foi o responsável por mediar conflitos e causou estranheza o fato de o prefeito dizer que não sabia de nada uma vez que é próximo de Tardeti. Confira depois da Nota de Aline logo abaixo, depois da Nota de Esclarecimento da prefeitura.
Confira a Nota de Esclarecimento da Prefeitura
A Administração Municipal de Cachoeirinha informa que o Prefeito Municipal em Exercício Maurício Medeiros, recebeu na data de hoje 06 de abril de 2022, todos os servidores concursados da Superintendência de Compras e Licitações, órgão vinculado à Secretaria de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas – SMMAGP, a qual era comandada pela Ex-Secretária Aline Melo.
Os servidores informaram que apresentaram um boletim de ocorrência policial e que vão representar criminalmente contra a Ex-Secretária pelas acusações feitas ao departamento de compras e licitações, bem como apresentaram um manifesto por todos assinados que será
encaminhado pelo Prefeito Municipal em Exercício Maurício Medeiros ao Ministério Público para investigação.
Assim, além das providências já tomadas, o Prefeito Municipal em Exercício determinou a instauração de uma tomada de contas especial para apurar todas as licitações, contratos, bem como a sua execução, relacionados aos contratos de limpeza dos prédios públicos e de preparação de merenda escolar; e também de todas as licitações e contratos efetivados desde o início do corrente exercício, a fim de apurar as denúncias efetivadas pela Ex-Secretária Aline Melo.
Com relação a afirmação de que a Ex-Secretária Aline Melo, teria informado as supostas irregularidades ao Secretário Municipal de Governança e Gestão, esclarece a Administração Municipal de Cachoeirinha que todos os Secretários possuem o mesmo nível de hierarquia e que as supostas denúncias deveriam ter sido feitas diretamente ao Prefeito em exercício ou para os órgãos de fiscalização externa.
Importante ressaltar ainda que todas as terças-feiras há uma reunião de Secretariado e em nenhum momento foi levantado a hipótese pela Ex-Secretária Aline Melo de quaisquer suspeitas com relação ao departamento que era vinculada a sua Secretaria.
Confira a nota emitida por Aline Mello:
Incialmente cabe ressaltar como já é de conhecimento público solicitei meu desligamento da Secretaria de Administração, por ter recebido ameaças a minha integridade e de meus familiares e por ter sido coagida conforme ocorrência policial.
Em atenção à nota de esclarecimento emitida pela prefeitura venho me manifestar:
Quanto à representação criminal dos servidores, aguardo a intimação, informo que todas as minhas alegações de assédio moral praticadas pelo setor foram devidamente encaminhadas a corregedoria, instruída com toda documentação comprobatória, inclusive também realizada boletim de ocorrência (3). Aguardando as providências necessárias! Ressalto que estou realizando os encaminhamentos judiciais cabíveis.
Quanto ao pedido do prefeito municipal de apuração das suspeitas, é o mínimo que o chefe do executivo deve fazer, já que quando anteriormente alertado, nada foi feito. Reitero que por inúmeras vezes os fatos foram levados ao Secretário de governo, que por competência inerente a função e também por sua proximidade com o Prefeito sempre foi o responsável por mediar às situações de conflito. Dessa forma me causou estranheza quando o Prefeito diz não ter conhecimento do assunto.
Quanto às reuniões semanais, realmente sempre ocorreram, e inclusive nestas mesmas reuniões os problemas relativos ao setor sempre foram debatidos e as reclamações, quanto ao Setor de Compras sempre foram unânimes entre os que lá estavam não sendo solicitado a ninguém sigilo.