Seminário destaca ações de educação étnico-racial em Gravataí
Evento foi realizado na Auditório da QI nesta sexta-feira (28)
Gravataí – O Auditório da QI sediou, nesta sexta-feira (28), o I Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais de Gravataí. O encontro reuniu profissionais da rede municipal de ensino em um dia voltado à representatividade, resistência e valorização da ancestralidade. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pelo setor de Assessoria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento da Educação (Stid).
O evento apresentou trabalhos desenvolvidos por estudantes durante o Momento Étnico-Racial (Erer) nas escolas, projeto que busca promover a discussão e o fortalecimento da educação étnico-racial por meio de obras literárias e materiais pedagógicos indicados pela Smed.
A abertura contou com falas da assessora pedagógica Carine Lemos, responsável pela condução do seminário, e da coordenadora pedagógica da Stid, Tuane Dihl. A professora, artista e presidente do Clube Negro Seis de Maio, Glau Barros, também participou da abertura, contribuindo com sua trajetória e experiência no tema.
Para Carine Lemos, o seminário representa a concretização de um ideal. “Sempre sonhei em ampliar os conhecimentos do Momento Erer. Com este seminário, conseguimos dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas escolas e fortalecer a difusão da educação antirracista e da valorização da ancestralidade no ambiente escolar”, destacou.
Apresentações e atividades
Ao longo do dia, o público acompanhou exposições de práticas pedagógicas do Erer, oficina de panôs africanos e apresentações teatrais. O evento também incentivou o consumo da cultura negra, com a comercialização de artesanatos e acessórios temáticos.






