Templates by BIGtheme NET
Home / ESTADO / Secretaria de Obras e Habitação estreita relação com os municípios
Na busca por melhorias nas cidades do Estado - Foto: Tiago Belinski/ Ascom SOP

Secretaria de Obras e Habitação estreita relação com os municípios


Entre outras demandas solicitadas à SOP, destaque para o pedido de maquinário para a recuperação de estradas rurais e a perfuração de poços artesianos


Dentro da proposta de estabelecer um canal direto com os municípios, o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, recebeu na sua primeira semana de titularidade na pasta lideranças políticas de 15 municípios das regiões Metropolitana, Serra, Norte, Central, Sul e Litoral. Na pauta a realização de ações da SOP/RS, com destaque para a habitação popular e o desenvolvimento urbano. “É papel da secretaria trabalhar em conjunto com os municípios para entregar os serviços à população”, salientou Stédile.
 
Estiveram na secretaria entre segunda (04) e sexta-feira (08) prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputado estadual, além de representantes de entidades civis. “Estamos colhendo as demandas dos municípios e repassando aos departamentos. Além de atender ao público, avançamos bastante nas questões administrativas. A primeira semana foi de aprendizado, mas também de muita produção“, avaliou Stédile, fazendo referência aos departamentos de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, além da perfuração de poços artesianos — tarefa que continua com a SOP mesmo com a migração do departamento de Saneamento para a secretaria estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura.
 
O pedido de ações para a promoção da política habitacional pautou a reunião com representantes de Cachoeirinha, Cidreira, Coxilha, Farroupilha, Marau, Gravataí, Santa Maria, Taquari, São Francisco de Paula, Viamão e Vila Maria. “Através de parcerias com as próprias prefeituras e o governo federal, a secretaria é responsável pela construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda”, citou Stédile, lembrando também as funções de regularização fundiária e reassentamento realizados pela secretaria.
 
O titular da pasta também recebeu visita cortesia do deputado estadual Carlos Búrigo. Eles trataram sobre a importância do trabalho conjunto entre o governo estadual e a Assembleia Legislativa para que o Estado recupere a capacidade de investimento e amplie as ações nas áreas essenciais. “A realização de obras escolares é o principal cartão de visitas da secretaria”, pontuou Stédile, que também acompanhou, na terça-feira (05), a mensagem do governador Eduardo Leite à Assembleia, durante a primeira sessão da 55ª Legislatura.
 
Entre outras demandas solicitadas à SOP, destaque para o pedido de maquinário para a recuperação de estradas rurais e a perfuração de poços artesianos que contemplaria as cidades de Campo Novo, Harmonia e Jaguarão, bem como as reformas de escolas estaduais em Pelotas. 
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.