Saúde promove ação em alusão ao Fevereiro Roxo e Laranja – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Foto: PMC/Divulgação

Saúde promove ação em alusão ao Fevereiro Roxo e Laranja

Mais de 200 pessoas participaram da iniciativa realizada na secretaria municipal de Saúde de Cachoeirinha

Cachoeirinha – A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma iniciativa em alusão ao Fevereiro Roxo e Laranja, um período dedicado à conscientização sobre as doenças crônicas Lúpus, Fibromialgia, Mal de Alzheimer e o câncer tipo Leucemia. Durante o evento, na última segunda-feira (19), foram oferecidas orientações de saúde, atividades lúdicas para estimulação cognitiva visando à prevenção da doença de Alzheimer, confecção de carteiras de identificação para pessoas com fibromialgia, além de orientações de fisioterapeutas sobre técnicas de alongamento e automassagem para alívio da dor. Mais de 200 pessoas participaram das atividades do evento.

Publicidade

Fevereiro Roxo e laranja:

Publicidade

Em fevereiro, as cores laranja e roxo assumem destaque como símbolos de conscientização para certas doenças específicas. O laranja representa a leucemia, que quando identificada e tratada rapidamente, é possível alcançar altos índices de cura. Por sua vez, o roxo simboliza doenças como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Alzheimer e Fibromialgia, que não possuem cura, mas cujo tratamento proporciona qualidade de vida aos pacientes.

Em Cachoeirinha, os pacientes diagnosticados com fibromialgia ou outras dores crônicas podem ser encaminhados pelos médicos das Unidades de Saúde para o Ambulatório da Dor. Desde sua inauguração, em maio de 2023, o serviço já atendeu 65 usuários até dezembro de 2023, sendo 45 com diagnóstico de fibromialgia, totalizando 853 atendimentos entre médicos e fisioterapeutas. Compreenda mais sobre essas doenças:

Publicidade

Leucemia:
A leucemia é um câncer que afeta as células sanguíneas produzidas na medula óssea, interferindo na produção de outras células sanguíneas saudáveis e resultando em sintomas como falta de plaquetas, problemas de coagulação, anemia e redução da imunidade. Contudo, quando diagnosticada e tratada precocemente, a leucemia apresenta altas taxas de cura.

Lúpus:
O Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória crônica, caracterizada pelo ataque do próprio sistema imunológico aos órgãos e tecidos do corpo. Existem dois tipos principais: cutâneo e sistêmico, com manifestações na pele e nas articulações, respectivamente.

Mal de Alzheimer:
A doença de Alzheimer é um transtorno degenerativo progressivo e irreversível que afeta os neurônios, resultando em deterioração cognitiva, perda de memória, dificuldades nas atividades diárias e alterações comportamentais.

Fibromialgia:
A Fibromialgia é caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, acompanhada de sintomas como sono não reparador, fadiga, ansiedade, depressão e dificuldades de concentração e memória, sem apresentar sinais visíveis no corpo.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.