GRAVATAÍ

Saúde intensifica realização de testagem rápida e aplicação de vacinas em escolas

Ações envolveram centenas de estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí tem intensificado ações de prevenção à saúde para além dos espaços comumente utilizados para este propósito. Ao longo de todo o mês de outubro, equipes que atuam nos serviços de saúde do município aplicaram ao menos 463 doses de vacinas e realizaram 327 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em oito instituições de ensino estaduais. Ampliada para novembro, a iniciativa tem como público-alvo estudantes, professores e funcionários interessados, com ações das 18h às 22h.

Neste mês, profissionais de saúde da SMS estiveram presentes com as ações junto às escolas Morada do Vale I – CIEP, Padre Nunes, Ponche Verde, Professor Nicolau Chiavaro Neto, Professora Maria Josefina Becker, Tuiuti e Professora Sonia Maria Rangel Paim. Nesta última escola, aliás, profissionais de saúde retornarão ao local em novembro para atender a comunidade escolar, tendo em vista a alta procura pelos serviços de saúde durante a ação realizada no dia 18 de outubro – ao todo, foram 97 doses aplicadas e 42 testes rápidos realizados.

As ações de saúde deram seguimento àquelas realizadas nos últimos meses, quando também foram incluídas escolas municipais com Educação de Jovens e Adultos (EJA). A título de comparação, o mês de setembro registrou, também em oito escolas estaduais, 443 doses e 275 testes rápidos. A iniciativa de levar saúde às escolas busca atingir um público que comumente não dispõe de tempo para acessar os serviços durante o dia e/ou semana.

Desta forma, a SMS objetiva levar ações de prevenção à saúde a ambientes escolares – seja atualizando o esquema vacinal contra a covid-19, gripe e demais vacinas do calendário básico de vacinação do adulto, seja ampliando o diagnóstico de ISTs (e, se necessário, realizar o tratamento o mais rápido possível). Os testes rápidos, por exemplo, estão disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais e identificam quatro ISTs: HIV, sífilis e hepatites B e C.

Anúncio