Saúde de Gravataí realiza vacinação contra tuberculose
Conheça sintomas, formas de prevenção e tratamento para a tuberculose na rede municipal de saúde
Gravataí – Na última sexta-feira (17) foi lembrado, o Dia Nacional de Combate à Tuberculose objetiva chamar a atenção para a conscientização sobre as consequência danosas da doença à saúde da população. Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta sobre sintomas, formas de prevenção e tratamento para a tuberculose, cujos dados estimam em 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença, anualmente, no Brasil.
Infecciosa e transmissível, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e/ou sistemas. O principal sintoma da doença é a tosse incessante por mais de três semanas, podendo ser seca ou produtiva (com catarro). Além disso, outros sintomas característicos da enfermidade incluem febre – geralmente no final da tarde -, sudorese noturna, emagrecimento acentuado, palidez e falta de apetite.
Transmissão
A transmissão da tuberculose ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis (gotículas) produzidas pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a doença ativa sem tratamento e a inalação das partículas por um indivíduo suscetível. A SMS reitera que a tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados: a bactéria que causa a doença e se deposita em roupas, copos e talheres dificilmente se dispersa no ar, não tendo papel importante na transmissão da enfermidade.
Prevenção
Disponível na rede municipal de forma gratuita, a vacina BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose (miliar e meníngea) em crianças menores de 5 anos. O imunizante deve ser aplicado em recém-nascidos, podendo ser ofertada para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Tendo em vista imunizar o maior número possível de recém-nascidos e crianças dentro do público-alvo em Gravataí, a SMS possui nove unidades de saúde que aplicam a vacina BCG. Atualmente, ofertam o imunizante as unidades de saúde Cohab A e Érico Veríssimo (segundas-feiras); Cohab C (terças-feiras); Morada do Vale II (quartas-feiras); São Vicente e Morungava (quintas-feiras); Princesa Isabel e Barro Vermelho (sextas-feiras); e Centro (terças e quintas-feiras).
Tratamento
Em Gravataí, caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, deve procurar inicialmente a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a avaliação e realização do exame de escarro, que possibilita investigar a presença de microrganismos. Em caso de resultado positivo para a doença, a unidade de saúde fará o encaminhamento para o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que iniciará imediatamente o tratamento. Após 15 dias do início dos procedimentos, em média, o risco de transmissão da doença já é considerado bastante baixo.
Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose, por meio de uma equipe multiprofissional. Presta atendimento médico, com resolutividade diagnóstica, e oferece tratamento psicossocial, cuidados de enfermagem e assistência farmacêutica aos pacientes vinculados ao serviço.