Saiba onde buscar atendimento de saúde em Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O local tem atendimento médico 24h- Foto: PMG/Divulgação

Saiba onde buscar atendimento de saúde em Gravataí

Desde o início deste mês, o Pronto Atendimento 24 Horas (PAM 24H) está funcionando exclusivo para pacientes de Covid-19

Gravataí – Desde o início deste mês de julho, o Pronto Atendimento 24 Horas (PAM 24H) está funcionando exclusivo para pacientes de Covid-19. A destinação do espaço, por tempo indeterminado, é para atendimento de pacientes que apresentam quadro intermediário, no quesito gravidade da doença, ou seja, que necessitam de cuidados, mas não de tratamento intensivo – obtido apenas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Ao todo, o PAM 24H está operando com 18 leitos adultos e 11 pediátricos.

Publicidade

Segundo o secretário municipal da Saúde, Jean Torman, pacientes com sintomas respiratórios e gripais devem procurar o hospital de campanha (localizado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, nos fundos do Hospital Dom João Becker). “É no hospital de campanha que temos toda a estrutura para diagnóstico, realização dos exames e testagem.”

Ele explica que é a partir deste primeiro atendimento e confirmação da doença, que se define aonde o paciente fará o seu atendimento. Feita a triagem, os pacientes graves ficam internados nos leitos com respiradores do hospital de campanha. “Devemos receber nos próximos dias mais 15 respiradores enviados pelos governos federal e estadual. Compramos os monitores para que estes equipamentos se tornem eficazes assim, possamos ter 20 leitos de tratamento intensivo, capazes de tratar pacientes com necessidade de ventilação mecânica e, no total, 39 novos leitos para COVID-19 na cidade.”

Jean ainda destaca que o hospital de campanha, aberto no dia 10 de junho, também é estruturado para tratar pacientes sem sintomas graves em ambulatório isolado da área de internação, ou orientar para a quarentena domiciliar. “É neste momento de avaliação de quadro que se define a necessidade de internação. Assim, pacientes considerados intermediários pelos médicos serão transportados e ficarão internados no PAM 24H para a continuidade de seus tratamentos”, reafirma o secretário.

Publicidade

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO

Para facilitar a busca por atendimento e se minimizar o contato de pacientes suspeitos de Covid-19, com pacientes de outras enfermidades, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa qual a maneira mais efetiva de procurar ajuda.

Paciente com sintomas respiratórios e gripais:

Publicidade
  • Sintomas leves– Atenção Básica(Funcionamento de segunda a sexta das 8h as 17h)
  • Sintomas moderados e graves – Hospital de campanha(Funcionamento 24 horas)
  • Clínica geral– UPA 24H- Portas Abertas São Judas e MV1(Funcionamento de segunda a sexta das 18h às 22h)
    Pediatria– UPA 24H
    Odontologia– atenção básica – central de especialidades (Avenida Brasil, 1048)(Funcionamento ambos de segunda a sexta das 8h às 17h)
    Traumatologia* Fraturas fechadas, torções, traumas em braços e pernas, de eventos recentes ( até 48 horas ) – Central de Especialidades (Avenida Brasil, 2048)(Funcionamento de segunda a sexta – 24 horas) * Fratura exposta – HDJB frente 
    Psiquiátricas– Caps AD (álcool e drogas)- Caps 2 (demais problemas de saúde mental )- Caps I (problemas de saúde mental infantil)(Serviços citados acima têm acolhimento de segunda a sexta das 8h às 17h)
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.