Saiba como será o traçado da ciclovia na Flores da Cunha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Obra deverá estar concluída em janeiro - Foto: Cris Castello Branco/Arquivo

Saiba como será o traçado da ciclovia na Flores da Cunha

Obra inicia em outubro e tem uma previsão de 120 dias para ser concluída

Cachoeirinha – A ciclovia na avenida Flores da Cunha terá três trechos em calçadas devido a reduções na largura do canteiro central. O projeto elaborado pela empresa Urbana Engenharia no ano passado e que deu origem à licitação para a obra, respeita as árvores e postes de iluminação pública.

Publicidade

Isto significa que nenhuma árvore será derrubada no canteiro central e também que não será necessário mexer nos postes. Algumas placas de sinalização de trânsito terão que ser realocadas.

A ciclovia terá um traçado de 4,5 quilômetros, iniciando na frente do prédio da Unimed, no canteiro central da avenida. Ela vai até a esquina da Marechal Rondon, na divisa entre Cachoeirinha e Gravataí. Ela terá uma largura de dois metros em todo o traçado, sendo dividida em duas pistas.

Segundo o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elvis Valcarenghi, os trechos nas calçadas ficarão entre a pista de rolamento da avenida e os estacionamentos de veículos. Será uma faixa de dois metros. Todo o trajeto terá uma sinalização específica para ciclistas.

Publicidade

“Nas calçadas nós temos quatro metros de passeio e mais 10 de área não edificada. A gente considerou a ideia dos projetos das calçadas novas. Os pedestres vão circular na frente das lojas, logo e seguida vem o estacionamento dos veículos e depois, nestes trechos, passará dois metros de pista de ciclofaixas, pintada”, explica.

O secretário destaca que os cerca de R$ 1 milhão que serão investidos são de destinação específica, não podendo ser utilizado em outras áreas. “A gente tem esse recurso da secretaria de Segurança e Mobilidade. São específicos da mobilidade urbana que chamamos de verba carimbada. Isso significa que não podemos usar em outras áreas”, explica.

Valcarenghi salienta que este projeto da ciclovia integra um maior. “A ciclovia faz parte de um grande modal cicloviário que a gente quer fazer. Já temos a ciclovia da Frederico Ritter, que em seguida vai ser inaugurada. Todos os parcelamentos de solo que estamos fazendo já preveem ciclovias. Cachoeirinha, dentro de um curto espaço de tempo, será uma cidade que poderá ser visitada integralmente de bicicleta e com segurança”, afirma.

Confira o traçado da ciclovia

Publicidade
1- Inicia na frente da Unimed e segue pelo canteiro central até a esquina do Madri (imagem acima), passando para a calçada
2 – Nesta esquina, se transforma em ciclofaixa indo pela calçada até a esquina da rua Chapadão, do Restaurante Vida Natural (imagem acima), quando retorna para o canteiro central
3 – Ela segue pelo canteiro central até a esquina da Papa João XXIII (imagem acima) e vira ciclofaixa na calçada do Burger King
4 – A ciclofaixa na calçada vai até a esquina da Prefeitura e retorna para o canteiro central. A mudança acontece antes da Prefeitura, na Tamoios (imagem acima)
5 – Ela vai pelo canteiro central até iniciar o recuo de pista da altura da Cia do Vidro (imagem acima), quando vira novamente ciclofaixa pela calçada desta empresa
6 – Essa ciclofaixa é curta, passando a calçada da Sul Veículos, logo depois do Arroio Passinhos (imagem acima), volta para o canteiro central. A partir deste trecho, a ciclovia vai sempre pelo canteiro central até a esquina da Marechal Rondon, divisa com Gravataí
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.