Sabadão na UBS Nova Cachoeirinha teve grande adesão da comunidade – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
UBS Nova Cachoeirinha - Foto: PMC/Divulgaçao

Sabadão na UBS Nova Cachoeirinha teve grande adesão da comunidade

Quase 200 doses de vacinas foram aplicadas, além de testes rápidos, exames e encaminhamentos

Publicidade

Cachoeirinha – A UBS Nova Cachoeirinha (Ildo Caçapava) abriu as portas no último sábado (20), para receber a comunidade, que compareceu em peso. Foram aplicadas 190 doses de vacinas, sendo 73 para Covid e 117 para Influenza. Este número de doses superou a expectativa da equipe. “Foi importante as pessoas terem comparecido, pois estamos abaixo da meta de vacinação para gripe. Temos que chegar a 90%, no mínimo, e estamos com 36%”, destacou Kelly Freitas, Responsável Técnica da Enfermagem.

Publicidade

A Unidade também realizou oito testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites; quatro encaminhamentos para vasectomia e dois para laqueadura; 11 mamografias agendadas; 14 exames preventivos do câncer do colo de útero; e quatro procedimentos de Enfermagem. Mais de 50 pessoas participaram ainda da ginástica corporal com dança e do baile da Terceira Idade.

Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde informa que todas as Unidades de Saúde possuem vacinas disponíveis para Covid e Influenza, e as aplicações podem ser feitas das 8h às 16h30, sem fechar ao meio-dia, de segunda até sexta-feira. Além disso, no Espaço Saúde do Shopping do Vale, todas as quartas-feiras, o horário estende-se das 17h às 20h. A vacina bivalente contra Covid está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos e contra o Influenza, para todos acima de 6 meses de idade.

Combate à dengue

Publicidade

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, também dedicou o sábado para realizar um mutirão de limpeza, intensificação das visitas domiciliares de agentes de Endemias, agentes Comunitários de Saúde e orientação sobre a prevenção e combate ao mosquito da Dengue. Conforme a secretária, Bianca Breier, a ação veio ao encontro de uma necessidade.

“A ação conjunta atuou em áreas públicas e em locais com acúmulo de lixo. O trabalho todo é visando combater a proliferação do mosquito que transmite a doença”, destacou. Já o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Cléo Pereira, lembra da importância da conscientização de todos: “estamos mobilizados com a limpeza, integrados com a Secretaria da Saúde, mas é necessário que a população faça a parte dela, eliminando os focos em suas casas”, justificou.

O prefeito Cristian destacou: “a dengue mata e, por isso, todos devem estar vigilantes e ajudar nessa luta. Os mutirões são importantes para mobilizar e envolver a população efetivamente”.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.