RS lança telemedicina pediátrica para reforçar atendimento
A iniciativa integra o Programa Inverno Gaúcho com Saúde e iniciou as operações no Departamento de Regulação Estadual

O governo do Rio Grande do Sul colocou em operação, na segunda-feira (4), um serviço de telemedicina pediátrica para apoiar equipes de saúde em todo o Estado. A iniciativa faz parte do programa Programa Inverno Gaúcho com Saúde e tem como objetivo reforçar o atendimento durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
O serviço funciona a partir do Departamento de Regulação Estadual (DRE) e permite que médicos especialistas orientem, à distância, profissionais que atuam em hospitais menores, unidades de pronto atendimento e até em UTIs pediátricas e neonatais.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Lisiane Fagundes, os médicos da central também avaliam os casos de crianças que aguardam leitos ou transferências no Estado. A partir dessa análise, as equipes recebem orientação sobre o melhor manejo clínico e até sobre a escolha de medicamentos, o que pode evitar transferências para hospitais mais distantes.
A ação integra um conjunto de medidas para enfrentar o aumento de internações por doenças respiratórias no outono e no inverno. O plano prevê a abertura de mais de 1,8 mil leitos em hospitais do Estado, incluindo vagas de UTI e de suporte ventilatório.
Além disso, o governador Eduardo Leite decretou estado de emergência em saúde pública em todo o território gaúcho, diante do aumento da circulação de vírus respiratórios e da maior pressão sobre o sistema de saúde, especialmente no atendimento pediátrico.
O governo também repassou R$ 7,5 milhões aos 497 municípios gaúchos para fortalecer a atenção primária, com ações como ampliação do horário das unidades de saúde, contratação de profissionais e intensificação das campanhas de vacinação.






