No início do século 20, George Frick e Duke Kahanamoku decidiram apresentar o esporte ao povo do Novo Mundo e da Austrália
O surf é um esporte que pertencia exclusivamente à classe alta. De fato, apenas um século atrás, na Polinésia, mais precisamente nas ilhas do Havaí, Samoa e Taiti, apenas a nobreza local podia competir.
Pessoas comuns não podiam participar da competição. E agora, esporte bet no surf tornou-se uma cultura que o ajuda a conhecer melhor esse cenário.
Um pouco de história
Na Polinésia, regras e equipamentos esportivos especiais e personalizados foram desenvolvidos para reis e nobres locais.
Os melhores “spots” foram abastecidos com pranchas de 6 ou 8 metros, cujo principal objetivo era conquistar as ondas do oceano. O rei local sempre foi considerado o melhor cavaleiro, e ninguém tinha o direito de superá-lo.
No início do século 20, George Frick e Duke Kahanamoku decidiram apresentar o esporte ao povo do Novo Mundo e da Austrália.
De fato, como esporte à parte, em particular o surf feminino, surgiu apenas em meados dos anos 60. Surgiu então a cultura do surf, à qual estamos acostumados hoje.
Categorias de surf
Existem duas disciplinas, o shortboard, e o longboard. A diferença entre as duas categorias leva em conta as diferentes alturas das ondas, bem como as diferenças no comportamento dos oceanos em diferentes partes do mundo.
Cada categoria requer certos padrões de placas. Portanto, para shortboards, o comprimento máximo do equipamento não é superior a 1,5-1,8 metros, projetado para conquistar as características naturais nítidas, além de rápido e muitas vezes torcido em ondas de tubo.
Dada a sua extensão, a prancha permite ao atleta realizar uma variedade de manobras, que vão desde curvas acrobáticas fechadas e terminando com manobras como a eira.
Para o longboard, existe um padrão diferente de prancha, que deve ter mais de 2,4-3,0 metros de comprimento. O formato da prancha é diferente da variante anterior: é obrigatória a presença de uma lâmina larga e um nariz curvado para cima.
Dificilmente você conseguirá piruetas fantásticas nessa prancha, mas pode conquistar tops de água planos e pequenos com manobrabilidade diferente.
Na maioria das vezes, o principal requisito para um longboard é mudar seu centro de gravidade em relação à prancha durante as manobras, criando truques diferentes, como o nose-riding.
Ao mesmo tempo, o longboard não é tão difundido quanto o shortboard entre os fãs de esporte bet.
Torneios de surf
Algumas casas de apostas oferecem esporte bet em determinados torneios, que têm os padrões das federações internacionais de surf. Todos os participantes são divididos em grupos de 2 a 5 pessoas, os chamados hits.
Cada grupo tem um certo tempo para mostrar suas habilidades. O tempo de um estágio não dura mais que 20-30 minutos.
Cada equipe deve pegar pelo menos duas ondas e mostrar o máximo possível de truques durante o tempo especificado.
Com base nesses dados, o júri atribui pontos. Neste caso, uma pontuação alta pode ser obtida pelo número de ondas capturadas, mas é obrigatório um mínimo de 2 ondas para cada grupo.
Em seguida, os juízes consideram as características qualitativas dos dois passes, com base nas quais a escala de bola é compilada.
O número de pontos depende do tamanho da onda, da velocidade máxima do atleta, da relevância da execução de certos truques e da complexidade da tarefa, de acordo com o programa.
Considere como um atleta produziu uma encenação na prancha, os parâmetros para a largada, o movimento no modo de costas ou o processamento do lado da frente.
A pontuação máxima permitida para 1 truque acrobático é de 2 pontos, mas quem faz esporte bet deve saber que é difícil conseguir, pois tudo depende de circunstâncias específicas – comportamento da onda e características do atleta.