CACHOEIRINHA

Recadastramento no SUS não é só para quem aguarda consultas ou exames

Convocação da secretaria municipal da Saúde é para todas as pessoas que usam a rede municipal de Saúde e que possuem o Cartão SUS

Cachoeirinha – O recadastramento de usuário do SUS em Cachoeirinha não é apenas para pessoas que estão na fila aguardando serem chamadas para consultas ou exames, como publicado pelo site O Repórter. A secretária municipal da Saúde, Bianca Breier, explica que todas as pessoas que possuem o Cartão SUS devem procurar a unidade de saúde onde costumam ser atendidas para a atualização.

Conforme o Programa Cachoeirinha Saúde Mais, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Cristian Wasem, o prazo para o recadastramento é de 60 dias e já está correndo e vai até meados da primeira quinzena de novembro. Quando o prazo terminar, a listagem de quem não fez o recadastramento será publicada no Diário Oficial do Município e terão mais 30 dias para a regularização. Quem não fizer, terá o acesso bloqueado até atualizar o cadastro.

O que está sendo feito atende a necessidade estabelecida pela Portaria do Ministério da Saúde nº 3493/2024. Ela estabeleceu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, com qualificação do cadastro dos usuários do SUS. Esse novo modelo instituiu uma qualificação dos cadastros de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Equipes de Atenção Primária (EAP), classificando-os como “ótimo”, “bom”, “suficiente” e “regular” de acordo com a qualidade do cadastro. Somente municípios que apresentarem cadastros classificados como “ótimo” receberão o repasse máximo de financiamento do Ministério da Saúde pelo trabalho da Atenção Primária.

Outro detalhe é que as pessoas que estão na fila do SUS aguardando por uma consulta ou exame terão seus dados atualizados, evitando que chamamentos feitos pelo Estado não encontre os pacientes.

Conforme a secretária, com o cadastro atualizado, será mais fácil agendar consultas, ter acesso a exames e acompanhar o histórico de vacinação. “Isso é muito importante pois, com o histórico completo do paciente, podemos atender de forma mais rápida e eficiente. Desta forma, haverá maior eficiência no planejamento das ações de saúde.”

 Para cadastrar ou atualizar, basta ir até a unidade de saúde mais próxima da residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem não puder se deslocar até a sua unidade de saúde de referência poderá pedir a alguém que leve os documentos.

Documentos que devem ser apresentados:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.)
  • CPF
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de residência atualizado (na ausência deste documento no nome da pessoa, será preciso a declaração do dono do imóvel no próprio comprovante, constando número de documento e assinatura)
  • Carteira de trabalho (caso possua)
  • Título de Eleitor
  • Número do PIS/NIS

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.