Quase 2 mil mulheres de Cachoeirinha já realizaram mamografias em 2025
Município se mobiliza para acompanhar pacientes na idade recomendada ou que apresentam riscos a procurar uma unidade de saúde para realizar o exame
Cachoeirinha – O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, mas o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que visa estimular a realização de exames e o cuidado com a saúde das mulheres. O autoexame é uma ferramenta importante, mas as mulheres devem estar atentas à necessidade de avaliação por profissional de saúde e a realização de mamografias regulares. Especialmente, aquelas na faixa etária de 50 a 79 anos e aquelas com maior risco para desenvolver o câncer a partir dos 40 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem se mobilizado para ofertar serviços de mamografia e acompanhamento às mulheres na faixa etária recomendada e que apresentam riscos, procurar uma unidade de saúde para realizar o exame clínico das mamas. O profissional enfermeiro ou médico solicitará o exame de mamografia, com agendamento executado pela Central de Regulação da SMS. Em 2025, já foram realizados 1.868 exames.
O Município mantém um contrato com Centro Clínico Raio Som, com agendas diárias para as pacientes. A Central de Regulação faz o agendamento e a clínica entra em contato com as usuárias do serviço. “A nossa espera está em torno de três meses e meio, que não é considerada tão grande por conta da agenda regular no Raio Som”, explica Bianca Breier.
A SMS leva, ainda, 25 pacientes a cada 15 dias, em um sábado, para fazer os exames no município de Charqueadas, com transporte disponibilizado pela Secretaria. Em julho deste ano, uma parceria entre Prefeitura e Sesc/RS realizou 409 mamografias na Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP) instalada no Shopping do Vale. “Foi uma ação pontual que durou 40 dias, que voltará no ano que vem, mas que contribuiu para reduzir a nossa fila”, ressalta Bianca.
“A Secretaria de Saúde tem se empenhado para que consigamos fazer o atendimento mais ágil possível do exame de mamografia, sempre priorizando as pacientes que têm algum histórico ou algum indicativo de que devam ter realização do seu exame com mais urgência”, conclui a titular da SMS.
Números
- A recomendação do Ministério da Saúde é para as mulheres a partir dos 40 anos de idade fazerem o exame de mamografia anualmente.
- Na faixa dos 40 aos 49 anos, o principal exame que detecta o câncer de mama não é obrigatório e deve ser feito sob vontade da paciente e indicação médica.
- O exame era recomendado a mulheres de 50 a 69 anos de idade e a cada dois anos. Agora é anual e até os 79 anos.
- O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil e a estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que sejam registrados mais de 73 mil casos por ano.