PT escolhe nesta segunda seu pré-candidato a prefeito - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Lazzarotto e Tairone unidos - Foto: Reprodução Facebook

PT escolhe nesta segunda seu pré-candidato a prefeito

Executiva Nacional decidiu que caberá aos diretórios municipais fazer a escolha, que será em um encontro virtual

Cachoeirinha – O PT decide nesta segunda-feira (4) quem será seu pré-candidato a prefeito em Cachoeirinha e a forma de escolha favorece o candidato que veio do PP, embora nunca tenha militado, Jeferson Lazzarotto.

Publicidade

Ele era o único inscrito dentro do prazo definido pelo diretório municipal, mas semanas depois, Tairone keppler, filiado há 24 anos, foi lançado por três tendências internas. O partido acabou deliberando que a inscrição seria aceita. Lazzarotto é o nome de preferência do presidente, David Almansa, que tem a maioria no diretório.

Devido ao distanciamento social imposto como ação de enfrentamento do novo coronavírus, a direção nacional do partido limitou a escolha aos integrantes de diretórios municipais em cidades com mais de 100 mil habitantes.

A decisão vem gerando polêmica. Em São Paulo, por exemplo, que tem sete pré-candidatos, esta definição vem gerando um debate acirrado e até o ex-presidente Lula foi chamado na semana passada para tentar um acordo. Lá, com apenas integrantes do diretório podendo votar, o ex-deputado federal Jilmar Tatto, leva vantagem. Cinco pré-candidatos defendem a participação de um número maior de filiados.

Publicidade

Tairone tem consciência da desvantagem aqui em Cachoeirinha. “Defendemos que o ideal seriam as prévias, onde todos os filiados podem dar suas contribuições e definir quem melhor representa o projeto do PT para a cidade. Só um processo democrático pode garantir a representatividade da base do partido nas eleições. Respeitamos a orientação da nacional, mas acreditamos que o debate de idéias e a participação de todos os filiados é fundamental, especialmente neste momento político”, disse.

Segundo Almansa, terão direito ao voto os 22 integrantes do diretório e ele, como presidente. Além da votação para a escolha do pré-candidato a prefeito, o partido ainda vai escolher os pré-candidatos a vereador. O presidente estadual do PT, Paulo Pimenta, vai participar do encontro, que inicia às 19 horas. Ele será virtual com o uso de uma ferramenta disponibilizada pela nacional do partido.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.