Gravataí

ProNICE apresenta resultados do projeto piloto em Gravataí

Projeto visa disponibilizar uma plataforma digital gratuita para fomentar o aprendizado em inovação e tecnologia

Gravataí – Na última sexta-feira (08), foram apresentados a representantes do governo municipal, os resultados do projeto piloto do Governo Federal ProNICE (Programa Nacional para Promoção de Iniciação Científica na Educação Básica para Popularização da Ciência), que foi aplicado nas escolas municipais de Gravataí por meio da Prefeitura Municipal, pela Secretaria de Educação (Smed) e IFSul campus Gravataí, com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict).

O ProNICE visa disponibilizar uma plataforma digital gratuita para aperfeiçoar profissionais da educação básica, criar um banco de avaliadores dos trabalhos apresentados e gerenciar feiras e mostras científicas, tendo como objetivo último massificar a realização de feiras e mostras científicas em escolas de educação básica em todos os municípios brasileiros.

Gravataí foi sede do projeto piloto deste programa. Os coordenadores do projeto, Fábio Mendes e Rafael Korman, buscaram a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, para apresentar o projeto e a intenção de Gravataí ser piloto do programa, o qual foi apresentado ao prefeito Luiz Zaffalon, que aprovou a iniciativa.

Após, foi agilizado com a Smed e o IFSul para aplicação do projeto nas escolas municipais em Gravataí. O ProNICE auxiliou nas elaborações dos projetos da segunda Mostra de Inovação e Tecnologia de Gravataí, realizada em 2023. Os alunos das escolas Suely Silveira Soares, Ladislau de Oliveira Nunes, Barnabé e Nossa Senhora Aparecida apresentaram seus projetos aos membros do governo municipal, a fim da validação do piloto. Segundo dados apresentados pelos coordenadores do projeto, a adesão em mostras escolares de Gravataí aumentou em 338%, e o número de projetos de pesquisa aumentou em 1.600% entre 2022 e 2023, após a aplicação do ProNICE.


“A gestão atual do prefeito Luiz Zaffalon e do vice Dr. Levi tem esse DNA de fomento à inovação, por meio de uma legislação muito rica. Quando o prefeito aprova essa iniciativa, vai de encontro com o ideal da Smict, de promover inovação e ciência para todos. Hoje, o município de Gravataí é o que mais articula resultados expressivos para o Estado do Rio Grande do Sul, e tenho certeza que isso irá escalar o país. Gostaria de agradecer imensamente ao Ministério, à secretária Aurelise pelo total apoio, e principalmente ao IFSul, pela confiança em nosso município”, comenta a secretária da Smict Selma Fraga.

“Os resultados obtidos até agora são promissores e demonstram o potencial transformador da educação científica em nossas escolas. Estamos comprometidos em continuar promovendo iniciativas como essa, que estimulam a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade de nossos estudantes. Agradeço à secretária Selma, que muito nos ajudou para que isso fosse realidade, e aos coordenadores do projeto pela confiança”, ressalta a secretária da Smed Aurelise Braun.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.