Programa Saúde na Escola faz ação antidrogas na escola Áurea Celi Barbosa
Realizada pela unidade de saúde São Vicente em parceria com a Guarda Municipal
Gravataí – A Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente, em parceria com a Guarda Municipal (GM), promoveu nesta terça-feira (22), uma ação para alunos da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Áurea Celi Barbosa voltada à prevenção contra o uso de drogas. Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer cães que auxiliam no trabalho dos agentes de segurança em operações envolvendo ocorrências com entorpecentes e armamento.
“Estamos sempre preocupados com as situações envolvendo o uso de drogas, que sempre levam para um lado ruim. E essas ações, trabalhando com as crianças e adolescentes desde cedo, auxiliam muito na prevenção dos delitos”, destacou o guarda municipal Assumpção, que atua no Grupamento de Operações com Cães (GOC) da GM e esteve na ação de hoje. “Os cães têm papel fundamental na identificação das substâncias proibidas”, completou.
Durante sua fala, o agente de segurança enfatizou os malefícios que o uso de drogas traz para quem usa e para as pessoas ao redor. Junto aos cães Mássimus e Ruger, que atuam no combate aos entorpecentes e armamento, respectivamente, os guardas municipais explicaram como os animais conseguem identificar as substâncias ilícitas no meio de outros odores, ajudando os agentes em operações em praças e escolas, por exemplo. Os cerca de 50 alunos também puderam participar de dinâmicas e acariciar os cachorros ao longo da atividade.
“Os agentes de segurança ajudam a coibir e impedir que as drogas cheguem às famílias de vocês. A droga não atrapalha apenas a saúde, ela interfere em todas as questões ao redor”, explicou a técnica de enfermagem Cleonice da Silva Machado, que atua na USF São Vicente e participou da atividade com profissionais da unidade de saúde.
Permanentemente, a unidade de saúde realiza atividades junto à escola, levando medidas de prevenção e promoção à saúde ao ambiente escolar. Entre as ações trabalhadas, estão temáticas envolvendo vacinação, saúde bucal, prevenção e combate à dengue, saúde menstrual e hábitos de higiene corporal, entre outros.
Programa Saúde na Escola
A ação de hoje é mais uma iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE). A aproximação entre as escolas e os serviços de saúde tem como intuito fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial, buscando fortalecer as atividades na perspectiva do desenvolvimento integral para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Desta forma, as ações do PSE proporcionam melhoria na qualidade de vida da população de Gravataí, especialmente para estudantes e suas famílias, tendo em vista que os alunos são multiplicadores das ações com seus pais e responsáveis, levando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as suas residências. As formações são voltadas aos profissionais de saúde e a orientadores, professores e diretores das instituições de ensino.






