Prefeitura realiza segundo encontro com os diretores das escolas municipais - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Se preparando para o ano letivo - Foto: PMG/Divulgação

Prefeitura realiza segundo encontro com os diretores das escolas municipais

A qualidade na educação deve começar já na capacitação das equipes de profissionais que atuarão nas escolas. E essa capacitação não pode ser superficial. É preciso amplo conhecimento técnico e compreensão de que este conhecimento deve ser multiplicado e, para tal resultado, a dedicação deve ser total. Foi essa dedicação que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SMED, demonstrou nesta quarta-feira (14) na segunda parte da formação com as equipes diretivas que assumiram a nova gestão das escolas da rede municipal de ensino.

Assim como aconteceu no primeiro encontro, realizado dia 07, as divisões de assessorias do Departamento Pedagógico da SMED continuaram as apresentações de suas equipes, objetivos, atribuições e esclarecimentos de dúvidas para que as escolas sempre se mantenham alinhadas à SMED.

Publicidade

Iniciaram o dia de formação os times de assessorias G1, G2 e EJA. As nomenclaturas referem-se às subdivisões, onde cada uma fica responsável por determinada quantidade de escolas. Atenção concentrada e eficiência no atendimento é o resultado dessa estrutura organizada.

Em conjunto, as três subdivisões são responsáveis por acompanhar de perto as escolas, inclusive in loco, ou seja, eles estão constantemente dentro dessas escolas, ouvindo e apoiando.

Dentro da legislação

Publicidade

Outro time de profissionais que se engaja para manter essa qualidade na dedicação e conhecimento existentes na Secretaria Municipal da Educação é o da Escrituração. Normas, leis, documento, atas, etc. São inúmeros termos que podem parecer complexos para muitos. Mas são eles que asseguram a integridade e a assertividade administrativa de todas as escolas municipais.

O conteúdo é amplo. Mas as assessoras do setor de Escrituração facilitaram a rotina dos diretores presentes, apresentando o portal EducarWeb. Documentos, relatórios, modelos de documentos, atas. Tudo está no sistema. Portanto, todos os diretores que estão iniciando sua gestão têm à disposição, em poucos cliques, informações para a administração qualificada e moderna de suas escolas.

 

Além da sala de aula

Além de acompanhamento, normas e tecnologias, é também preciso saber lidar com o outro. Entre milhares de crianças e adolescentes é imprescindível ir além da objetividade e se colocar no lugar deles. Aqui entra a equipe da SMED do RAE – Rede de Apoio a Escola. Esse apoio diz respeito ao trabalho com atividades que tenham como objetivo acabar com a evasão e infrequência escolar. Afinal, lugar de aluno é na escola. Se não está na escola é preciso entender os motivos e buscar soluções.

A RAE também existe dentro das escolas. Deve ser formada por integrantes da comunidade escolar e de parcerias com os serviços públicos ou não do município, como associações, igrejas, clube de mães e outros.

Empatia e valorização

Ao pensar e planejar Educação de qualidade é preciso também pensar em inclusão. Ao pensar em inclusão é preciso ter em mente o conceito de autonomia. Tendo como base essas duas palavras a equipe de Educação Especial da SMED apresentou o trabalho realizado na Secretaria junto às escolas, que somam uma série de atividades e formações que auxiliam os alunos a terem acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade de níveis mais elevados de ensino.

Esse apoio não diz respeito apenas às questões pedagógicas, mas também em acompanhamento aos familiares, iniciativas para busca de acessibilidade e incentivos através de atividades que irão comprovar às pessoas que a “incapacidade” deve estar fora do vocabulário quando nos referimos às pessoas com deficiência.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.