Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família São Vicente - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O novo posto de saúde vai atender mais 15 mil usuários - Foto:Douglas Glier Schütz/PMG

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família São Vicente

Secretaria da Saúde estima que 15 mil moradores serão beneficiados com a obra

Gravataí – Nesta quarta-feira(15), USF São Vicente inicia as atividades e torna-se a referência para atendimento de 15.000 moradores, dos bairros São Vicente, Vila Aliança, Vila União e Barnabé. Toda esta população era atendida na UBS São Geraldo, desde que a antiga UBS Vila Aliança teve suas atividades encerradas devido a precariedade de sua estrutura física. As modernas instalações da USF São Vicente contam com 536,53 metros quadrados, contemplando todas as normas de acessibilidade, ambiência, climatização e informatização.

Publicidade

A Unidade conta com ampla recepção e sala de espera, 8 consultórios médicos/enfermagem, dois consultórios odontológicos, Sala de vacinas, Sala de Inalação, Sala de procedimentos, Sala de Observação, Sala dos Agentes Comunitários de Saúde, Sala de reuniões, Sala de Curativos, Banheiros adaptados, fraldário, Copa, almoxarifado, Sala de Limpeza e Vestiários. 

Será composta por 4 Equipes de Saúde da Família, formadas por 4 médicos da ESF,  5 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 4 agentes comunitários de saúde, 2 recepcionistas e 2 Auxiliares de higienização. Possuirá também 1 Equipe de Saúde Bucal, com odontólogo da ESF e Auxiliar de Saúde Bucal.

Será a primeira Unidade de Saúde da Família em Gravataí,  habilitada no Programa Saúde na Hora, com atendimento ininterrupto das 7 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.  A iniciativa permite o acesso de mais pessoas a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento, priorizando assim, o acesso do usuário através do acolhimento a demanda espontânea, realizada pela equipe de saúde.

Publicidade

Atividades que serão oferecidas na Unidade: Acolhimento com classificação de risco realizada pela equipe Multiprofissional; Consultas Médicas e de Enfermagem para todos os ciclos vitais, desde o acompanhamento Pré-Natal, infância, adultos e idosos; Atendimentos Odontológicos; Procedimentos de Enfermagem: Verificação de Sinais Vitais, Administração de medicamentos, Imunizações, Curativos, Inalações e Teste do Pezinho. Realização de Exames: Preventivo de Câncer Uterino, Testes Rápidos de gravidez e doenças Infecciosas (Sífilis, HIV, Hepatites B e C).

Publicidade

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.