Prefeitura entrega à população nova Unidade de Saúde Morungava - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Solenidade ocorreu na manhã deste sábado (9) - Foto: PMG

Prefeitura entrega à população nova Unidade de Saúde Morungava

Reforçando o comprometimento com a área da saúde, a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou na manhã deste sábado (9) a entrega das novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Morungava. Acompanhado por um grande público, a solenidade inaugurou a nova estrutura, que foi totalmente reformada, ampliada e modernizada com o objetivo de melhor atender a comunidade local. Com os investimentos que o município vem realizando em saúde, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família já alcança 53% do território da cidade.

O prefeito Marco Alba destacou em seu pronunciamento que as melhorias na USF Morungava condizem com as metas estabelecidas em seu plano de Governo, que priorizou o setor da saúde, assim como as áreas da educação e assistência social. “Dialogamos com a população sobre o que ela mais queria e esses três setores nos foram apontados como os mais carentes de atenção do poder público. Ao assumirmos a gestão, sempre trabalhamos primando por estas três esferas porque foi o nosso compromisso com a sociedade”, destacou.

Publicidade

Marco Alba ainda enalteceu que em seu governo, a prioridade são as pessoas. “Entre inaugurar uma nova estrutura de saúde como estamos fazendo hoje e tapar um buraco na rua, escolhemos cuidar da saúde das pessoas”, reforçou o prefeito. “Vamos seguir trabalhando em prol da comunidade, com muito amor, carinho e respeito”, finalizou.

O secretário municipal da Saúde, Laone Pinedo, fez um agradecimento especial às equipes da SMS de todos os setores que trabalharam na revitalização da estrutura da USF Morungava e ao Clube de Mães Santa Luzia que ofereceu o espaço para que os atendimentos à população pudessem ser realizados na sua sede enquanto a Unidade passava pelas reformas.

O secretário ainda destacou que a execução da ampliação e revitalização da Unidade reflete as escolhas feitas pela atual administração, assim como os anseios da comunidade. “Quando se trabalha com organização, planejamento, e metas é possível atingirmos resultados grandiosos em benefício da população, como o que estamos vivenciando aqui hoje”, avaliou o secretário.Também presente na cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores, Nadir Rocha, lembrou a passagem do Dia Mundial da Saúde, celebrado na última quinta-feira (7) e classificou a atual administração como a mais eficaz no que diz respeito às ações de saúde.

Publicidade

“Em 15 anos como vereador e, ligado diretamente às questões da saúde, essa é a primeira vez que vejo uma gestão realmente engajada com aquilo que é de fato importante para as pessoas, principalmente na saúde. Este já é o terceiro posto sendo entregue pela administração em três anos, por isso quero parabenizar a comunidade pela conquista dessa nova Unidade e à Prefeitura por mais esta bela ação”, elogiou o presidente, referindo-se à inauguração das Unidades de Saúde Morada do Vale II e Parque dos Eucaliptos.

Modernização e expansão da Unidade trarão mais conforto aos pacientes e profissionais do posto

A USF Morungava recebeu melhorias a partir das últimas chuvas de granizo que atingiram fortemente o município e danificaram a estrutura. Além do telhado, forros, paredes e pisos foram trocados. Diversas salas e alas sofreram expansões, proporcionando mais comodidade e conforto para os pacientes e também para a equipe de profissionais que atende na Unidade. Também foram instalados aparelhos de ar condicionado em diversas dependências da estrutura.

A USF Morungava conta com 2 equipes de saúde da família, atendendo aproximadamente 8 mil pessoas da região. Também possui aproximadamente 8 mil pessoas cobertas pela estratégia, com uma circulação diária de mais de 150 pessoas na sede da Unidade.A nova estrutura agora conta com 12 salas, sendo 2 consultórios médicos, 2 consultórios de enfermagem, 1 consultório de odontologia, sala de vacinas, sala de curativos, recepção, refeitório com cozinha, banheiro para pacientes e outra para funcionários.

Presenças

Também participaram da solenidade, além das autoridades citadas, a primeira-dama do município, Patrícia Bazotti Alba; o vice-prefeito Francisco Pinho; os vereadores Alan Vieira, Evandro Soares, Fred Pinho, Maribel Wagner, Roberto Andrade, Paulinho da Farmácia (que preside a Comissão de Saúde na Câmara); o representante do Ministério da Saúde, Jones Martins; o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Esmeraldo Nascimento da Silva; a presidente do Clube de Mães Santa Luzia, Marilene; o subprefeito da Morungava, Osvaldo Pacheco; a coordenadora da Unidade, Mariana Siqueira; demais membros da equipe da USF, secretários municipais, demais membros do Conselho de Saúde, e representantes da sociedade civil.

USF Morungava

Endereço: Rua Papa João XXIII, n° 28, pda 96

Publicidade
Compartilhe essa notícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.