Prefeitura e CIC desenham projeto para incubar e acelerar startups
Projeto está integrado com a construção do ecossistema de inovação que é um eixo do Cidade Empreendedora
Cachoeirinha – A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está alinhando com o Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) a implementação de uma parceria público-privada para criação de um hub de incubação e aceleração de startups. O projeto-piloto já tem recursos para a compra de três a quatro containers a serem instalados na área do CIC.
Segundo a secretária Sueme Pompeo de Mattos, a Prefeitura irá entrar com os recursos necessários para a compra dos containers e o CIC ficará responsável pela estrutura de instalação e operação dos espaços. O dinheiro para a compra virá de uma emenda de R$ 200 mil já garantida pelo deputado federal Pompeo de Mattos.
“Este equipamento vai receber as startups, incubando as startups. Ao invés da gente incubar dentro da Prefeitura, nós vamos incubar dentro do CIC. Esta parceria está sendo feita pela capacidade e potência que eles têm. Nós vamos fazer esse trabalho direto com as empresas e capacitando de forma mais assertiva”, explica.
Nos próximos dias, Sueme vai ao Governo do Estado em busca de informações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) sobre como é desenvolvido o projeto de incentivo a startups. Conforme a secretária, Cachoeirinha vai buscar parcerias e utilizar exemplos de programas já desenvolvidos. “Nós precisamos encurtar o caminho e evitar erros que já cometeram. Não podemos ficar perdendo tempo. Então, vamos ver o que deu certo e aplicar”, argumenta.
O detalhamento do programa para incubar e acelerar startups em Cachoeirinha ainda não está sendo definido. A iniciativa vai estar alinhada com ecossistema de inovação de Cachoeirinha, que é um eixo do Cidade Empreendedora orientado pelo Sebrae RS. O lançamento do ecossistema está previsto para acontecer no próximo dia 27 no auditório da Cesuca.