Gravataí

Prefeitura disponibiliza realização de exame do Mormo

A Prefeitura, reforçando sua política de prevenção, está oferecendo através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), a realização do exame do Mormo. A doença que atinge animais de toda a categoria dos equideos (cavalos, burros, pôneis, zebras e mulas), poderá ser prevenida e detectada pelos proprietários dos animais de forma facilitada  em Gravataí. Para tanto, a Prefeitura está colocando à disposição dos interessados, veterinários  para a coleta de sangue do animal, mediante agendamento prévio na SMAA.

O titular da Secretaria, Rafael Evaldt, referiu que os exames serão realizados às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h, no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel. “É muito importante que os proprietários realizem este procedimento, pois o mormo é uma doença que afeta os equídeos e pode ser transmitida ao homem, podendo ocasionar a morte”, relatou o secretário.

Evaldt destacou que após o procedimento, o material recolhido é enviado para análise laboratorial. “Este exame deverá ser pago pelo proprietário do animal”, explicou o secretário.

Na ocasião, o interessado deverá levar um tubo de ‘vacun tiner’ de 10ml sem EDTA, agulha de espessura 25/8 e adaptador para coleta e armazenamento de material coletado. “Assim que disponibilizado o laudo, o mesmo será encaminhado ao proprietário pela Secretaria”, completou o titular da SMAA.


Sintomas da doença

Mormo ou Lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pus, secreção nasal, urina ou fezes.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia.

Mais informações

Na sede da SMAA, localizada na Avenida Ely Corrêa, 675, Parque dos Anjos, no horário das 8h às 18h, ou pelos telefones (51) 3600-7245 ou (51) 3600-7243.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.