Gravataí

Prefeitura de Gravataí viabiliza transporte para profissionais de saúde

Nesta terça-feira (14), mais quatro vans realizaram o deslocamento de servidores da rede municipal de saúde, como médicos, enfermeiros, odontólogos e farmacêuticos, entre outro

Publicidade

Gravataí – Desde os primeiros impactos causados pelas enchentes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se manteve preparada para levar atendimentos de saúde aos desabrigados, por meio de equipes volantes, ao mesmo tempo em que continuava prestando a assistência necessária à população gravataiense, mesmo com impacto significativo no quadro de profissionais. Tendo em vista as dificuldades e empecilhos no deslocamento entre Gravataí e Porto Alegre, a Prefeitura de Gravataí viabiliza, agora, transporte para profissionais que moram na Capital e atuam na rede de saúde gravataiense, a exemplo de unidades de saúde e serviços especializados.

Publicidade

A medida teve início nesta terça-feira (14), quando cerca de 60 profissionais de saúde – como médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, entre outros – foram buscados. Das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas, Porto Alegre é a que tem mais profissionais de saúde que trabalham em Gravataí. O itinerário é feito pelo “corredor humanitário”, construído pela Prefeitura de Porto Alegre e utilizado para agilizar o abastecimento de serviços essenciais e por onde, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), mais de 20 mil veículos de emergência já passaram desde a última sexta-feira, 10.

“Disponibilizamos essa alternativa para que nossos profissionais de saúde de Porto Alegre pudessem se deslocar de forma ágil e com segurança para nossa cidade. Continuamos prestando todo o suporte tanto aos desabrigados, muitos vindos de outros municípios, quanto à população de Gravataí que necessita dos serviços de saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Nos próximos dias, a expectativa é de que mais profissionais de saúde sejam deslocados diariamente para Gravataí. Hoje, o trajeto levou cerca de 40 minutos para ser feito – com trechos inviabilizados para Porto Alegre, veículos comuns têm demorado horas para fazer o deslocamento entre as cidades.

As quatro vans asseguram o transporte de todos os profissionais aos seus respectivos locais de trabalho. O trajeto de volta à capital do Rio Grande do Sul está previsto para partir sempre às 16h. Até o momento, quatro micro-ônibus foram disponibilizados, podendo ser ampliado, conforme a demanda.

A SMS lembra que, desde o início das enchentes, profissionais que atuam em serviços de urgência e emergência – tais como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Dom João Becker (HDJB) – e que residem em Porto Alegre já tinham o suporte garantido para o deslocamento aos serviços de saúde.

Assistência em saúde

Diariamente, a SMS tem levado atendimentos médico e de enfermagem em abrigos no município, alcançando e levando todo o acolhimento necessário àqueles que mais precisam neste momento. Entre os atendimentos viabilizados, estão verificação de pressão arterial e de glicose, realização de curativos, renovação de receitas e avaliação e encaminhamento odontológico quando necessário.

Também há o fornecimento de medicamentos, via Farmácia Municipal, para desabrigados de outros municípios, como Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul. Agentes comunitários de saúde (ACS), da mesma forma, estão realizando o mapeamento dos abrigos em Gravataí para direcionar os atendimentos de saúde necessários. 

Além disso, a SMS também segue com unidades de saúde e serviços especializados municipais abertos e com atendimentos mantidos, conforme a disponibilidade. Com 30 unidades de saúde, o município possui uma ampla e robusta rede de saúde, contemplando, ainda, 12 serviços especializados, que podem ser acessados conforme o fluxo de atendimento existente.

As UPAs e o Hospital Dom João Becker permanecem funcionando normalmente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone 192. Em casos de urgência e emergência, os responsáveis pelos abrigos e/ou os desabrigados podem contatar o Samu ou utilizar os serviços de pronto atendimento em Gravataí.

Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.