Prefeitura de Cachoeirinha divulga como passará a atender casos de Covid-19 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Internação na cidade agora é só no Padre Jeremias - Foto/Montagem: Roque Lopes/arquivo

Prefeitura de Cachoeirinha divulga como passará a atender casos de Covid-19

Secretaria municipal da Saúde centralizou atendimentos em duas unidades 12 horas durante o dia de segunda a sexta e à noite e finais de semana na UPA

Cachoeirinha – Com o fechamento do Hospital de Campanha, instalado no Ginásio da Fátima, a secretaria municipal da Saúde definiu e anunciou neste sábado (1) como passará a atender pacientes com sintomas da Covid-19 a partir de segunda-feira (3). Durante o dia, das 7 horas às 19 horas, haverá dois locais.

Publicidade

O primeiro é o antigo posto 24 horas, localizado a poucos metros do local onde funcionava o Hospital de Campanha. Já o outro é o posto Décio Martins Costa, que teve o horário de atendimento estendido passando a funcionar 12 horas. Ele passa a operar como ambulatório Covid-19 na próxima quarta-feira.

Nas duas unidades de saúde o atendimento será realizado apenas de segunda a sexta-feira. Já depois das 19 horas e nos finais de semana, o atendimento será apenas na UPA. A orientação do secretário da Saúde, Juliano Paz, é para que os postos 12 horas sejam buscados somente nos casos de sintomas leves. Já nos casos graves, os pacientes devem ser levados até a UPA independentemente do dia da semana e horário.

A rede municipal de Saúde, passou a cumprir apenas o seu papel de atenção básica com atendimento ambulatorial assim como faz nas demais doenças. Os pacientes que apresentarem sintomas muito graves não ficarão internados na UPA. O espaço será utilizado até que seja encontrado um leito para que seja feita a transferência para um hospital definido pelo sistema de gerenciamento de internações do Estado.

Publicidade

Na cidade, o Hospital Padre Jeremias, que é gerenciado pelo Estado e não pelo Município, continua com o atendimento Covid e com leitos disponíveis para internação e até intubação nos casos em que o paciente tenha seu sistema respiratório comprometido pela doença. Dados deste domingo (2), do painel de hospitais do Estado, mostram que o Padre Jeremias está com 39.3% de ocupação dos leitos clínicos com 11 pacientes internados. Já nos leitos com intubação a ocupação é de 21,4% havendo três pacientes utilizando a ventilação mecânica.

ATUALIZADA – 03/05/2021 – 08h05min

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.