Prefeitura dá início ao 2º Torneio de Robótica de Gravataí
30 equipes de instituições de ensino do município participam da competição
Gravataí – Com objetivo de fomentar o pensamento tecnológico, a Prefeitura de Gravataí deu início ao 2º Torneio de Robótica do município. O evento recebe 30 equipes de instituições de ensino (municipais, estaduais e privadas) do município, que participam do torneio entre quinta (23) e sexta-feira (24), no Colégio Sinodal. O evento é aberto ao público e ocorre das 9h às 17h.
Promovido por meio das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), da Educação (Smed) e do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (Comcet), o evento é parte do Mês da Inovação e da 2ª Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia (CIT). As equipes inscritas competem em três categorias: circuito teleoperado, onde o robô deve percorrer um circuito entre as linhas e deve realizar tarefas, como marcar um gol; seguidor de linha, onde o robô deve realizar o percurso com obstáculos no menor tempo possível; iniciativa inovadora, onde são apresentados projetos de pesquisa.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a participação dos alunos no torneio mostra que Gravataí tem crescido, investido em inovação e tecnologia e está pensando no futuro da cidade. “Vi projetos muito inovadores e todos estão sendo testados aqui, no nosso município, pelos nossos alunos. Estas crianças e estes jovens são o nosso futuro. Precisamos incentivá-los e oferecer as ferramentas para que continuem criando cada vez mais. Gravataí tem grandes gênios, só precisamos dar a oportunidade para eles se encontrarem”, animou-se.
A titular da Smict Selma Fraga, agradeceu a todos que ajudaram na preparação do Torneio. “Para que essas 30 equipes e mais de 200 participantes estivessem aqui, com toda essa estrutura, contamos com uma grande parceria dos representantes da robótica no município. Agradecemos a todos pelo esforço para a realização deste evento maravilhoso”, agradeceu.
A coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Smed Tuane Dihl, representando a secretária Aurelise Braun, destacou a parceria entre as pastas para a realização do Torneio.”Pelo segundo ano seguido estamos com essa parceria na Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia para a realização da Mostra e agora do Torneio. Muito nos honra a parceria e esperamos que seja um evento incrível para todos”, afirmou.



