Prefeitura amplia o Programa de Abordagem Social de Rua - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O local agora conta com 50 vagas - Foto: Divulgação/PMG

Prefeitura amplia o Programa de Abordagem Social de Rua

O Albergue Municipal tem capacidade para 25 pessoas/dia havendo possibilidade de ampliação para acomodar outras 25 pessoas, totalizando 50 vagas

Publicidade

Cachoeirinha – Com o aviso de frio intenso para os próximos dias, os agentes da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação estão intensificando o Programa de Abordagem Social de Rua, que visa encaminhar pessoas em situação de rua para atendimento no Albergue Municipal. “São feitas diversas abordagem por semana, além de atendidos os chamados da população. O trabalho é de sensibilização. Ninguém é obrigado a ir para o local. As abordagens são feitas e, se a pessoa tiver interesse, será levada até o serviço”, explica o secretário de Assistência Social, Valdir Mattos.

Publicidade

Atualmente, o espaço tem capacidade para 25 pessoas, havendo a possibilidade de ampliação para mais 25 vagas em caso de necessidade, totalizando 50 acomodações. “Normalmente o espaço acolhe, em média, de 10 a 15 pessoas por dia”, destaca Valdir.

Publicidade

Cachoeirinha tem em torno de 50 moradores de rua. O Albergue Municipal oferece janta, banho, produtos de higiene pessoal, roupas, local para dormir e café da manhã. O serviço funciona das 19h às 7h, e fica localizado na Rua Missões, 760, no Jardim Colinas.

Campanha de Solidariedade

Publicidade

Na Campanha de Solidariedade três ações são realizadas: a Campanha do Agasalho, que dispõe pontos de entrega de doações pela cidade em locais parceiros, a Vacinação Solidária, que consiste na doação de alimentos ou produtos de higiene e limpeza ao ir se vacinar nos postos, e a Troca de Alimento por Máscara, que ocorre em dias marcados em frente a supermercados: ao doar um kg de alimento, a pessoa ganha uma máscara de proteção, incentivando o apoio ao próximo e o cuidado com a saúde.

Interessados em doar agasalhos, produtos de higiene, alimentos e roupas de cama podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo número 3471-5939. Na última semana, mais de 400 cestas básicas foram distribuídas nos cinco CRAS da cidade. As doações também podem ser recolhidas em domicílio. Outra forma de auxílio é o Recanto Solidário, espaço permanente de arrecadação e doação de roupas localizado ao lado da Prefeitura, que atende mais de 300 pessoas ao mês

Confira os pontos de arrecadação:

  • Vacinação Solidária:

ESF Carlos Wilkens, UBS Décio Martins Costa, ESF José Ari, ESF José Ramos, UBS Ildo Caçapava, ESF Jardim Betânia e Centro do Idoso

  • Campanha do Agasalho:

3° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares, 26º BPM, Brigada Militar, Associação Comercial de Cachoeirinha, ASUN Supermercados, Faculdade Cesuca, CIC, Farmácias Associadas, Grupo Fallgatter, Macrosul, Mercado Borges, OAB, Rotary Cachoeirinha, CORSAN, Condomínio Macônico, AD 55, SESC Cachoeirinha, Shopping do Vale, Transcal, Maby Supermercados, Academia Planeta Fitness, Son Móveis, Farmácias São João, Bom Samaritano, Virtü Studio, Prefeitura Municipal, Secretarias, Escolas, Postos de Saúde, nos CRAs, UBs e UPA.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.