Prefeitura amplia investimentos e segue garantindo a entrega de medicamentos - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Garantida a entrega dos medicamentos - Foto: Kátia Freitas /PMC

Prefeitura amplia investimentos e segue garantindo a entrega de medicamentos

Aproximadamente 15 mil pessoas são atendidas por mês na farmácia municipal

Cachoeirinha – A Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal da Saúde, vem ampliando os valores investidos na compra dos medicamentos que abastecem a farmácia básica do município. Com isso, mais pessoas estão sendo atendidas e a maioria dos remédios estão garantidos e a disposição da população.

“A Prefeitura atende a uma média de 15 mil pessoas por mês, sendo que em 2017 eram em torno de 13 mil. Com isso aumentamos também o número de medicamentos disponíveis. Estamos trabalhando, mês a mês, para qualificar o atendimento”, destaca o secretário da Saúde, Paulo Abrão. A prefeitura investe R$ 162 mil por mês, enquanto em 2017, o valor era de aproximadamente R$ 149 mil por mês.

No total, são 126 tipos de medicamentos que devem ser fornecidos pela Prefeitura. Atualmente 15 estão indisponíveis e a Secretaria Municipal de Saúde está providenciando a compra. “Apesar do esforço realizado para a compra, algumas empresas não cumprem o contrato, causando atrasos no fornecimento aos usuários”, explica o secretário da Saúde, Paulo Abrão.

Um exemplo é o Haloperidol 5 mg que está há inúmeros pregões sem aparecer uma empresa interessada no fornecimento. “Infelizmente temos esta dificuldade em alguns medicamentos e por isso estamos buscando alternativas para a compra em lotes maiores através da Granpal em associação com outros municípios”, informa o prefeito Miki Breier.

Pacientes que realizam consultas médicas através das Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Centro de Saúde do Idoso e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e que recebem receita médica podem retirar os medicamentos que são de responsabilidade do município.

A Farmácia Municipal também atende aos usuários que retiram medicação especial fornecida pelo Governo do Estado e que só é dispensada após o cadastramento da requisição no sistema.

Os moradores de Cachoeirinha podem consultar a lista de medicamentos* que são fornecidos pela Prefeitura no link: https://is.gd/Es7axG
* Medicamentos fornecidos pelo Governo do Estado não estão nesta lista

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.