Prefeito Luiz Zaffalon abre, oficialmente, a Semana Farroupilha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A abertura ocorreu no sábado - Foto: Carol Barcelos/PMG

Prefeito Luiz Zaffalon abre, oficialmente, a Semana Farroupilha

A cerimônia ocorreu no último sábado (11), no CTG Chaleira Preta

Publicidade

Gravataí – A manhã do último sábado (11), foi marcada pela abertura oficial da Semana Farroupilha em Gravataí. Em uma cerimônia no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, o prefeito Luiz Zaffalon, ao lado do patrão do CTG, Joelci Guimarães, recebeu a Chama Crioula pelas mãos do comandante da busca, Vanir Pedroso. “É o momento de relembrar as tradições que forjaram quem é o povo gaúcho hoje”, disse Zaffa.

Publicidade

Durante a abertura, o prefeito Zaffa recordou ainda a letra da música “Cheiro de Galpão”, que descreve o sentimento vivido pelos gaúchos ao longo da Semana Farroupilha e agradeceu a todos os tradicionalistas pelo empenho em não deixar o movimento acabar. “Minha homenagem a todo o povo tradicionalista, que mantém acesa essa chama”, reforçou Zaffa.

Publicidade

Na cerimônia, a emoção tomou conta de todos quando a subcoordenadora do Vale do Gravataí, Simone Bolvier, entregou a Fernanda Fraga, patrona da Semana Farroupilha 2021, um lenço do Instituto Anita Garibaldi como forma de agradecimento por todo o trabalho que ela vem desenvolvendo junto ao movimento tradicionalista do município.

Sobre o convite para ser patrona, Fernanda destacou a importância do momento na sua vida: “ que responsabilidade, representar o movimento, ainda mais quando comemoramos o bicentenário da Anita Garibaldi”. Fernanda destacou ainda que é um presente poder representar as mulheres que lutam como a Anita, mostrando o papel feminino no tradicionalismo.

Publicidade

Com o tema “Caminhos de Anita”, a Semana Farroupilha está sendo promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), em parceria com as entidades tradicionalistas do município. O secretário municipal da SMCEL, Leandro Ferreira, destacou a importância do movimento na vida das pessoas: “é muito bom trabalhar com cultura e esportes, pois são nestes ambientes que trabalhamos a disciplina o comprometimento e, consequentemente, mudamos a vida das pessoas”.

Presente também na cerimônia, a deputada Patricia Alba descreveu o momento como emocionante. “Eu passei a minha juventude dentro de um centro de tradições gaúchas e sei o quanto cultivar as tradições transforma a vida das pessoas. E isso vai passando de geração em geração. ” Participaram da abertura, também, o ex-prefeito Marco Alba, a diretora de cultura da SMCEL, Simone Lourenci, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Alan Vieira, o vereador Demétrio Tafras, a subcomandante da Guarda Municipal, Cibeli Bitelo, e o conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho Édson Fagundes.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.