Policiais de Gravataí prendem homem por descumprir medida protetiva

Ele foi preso na manhã desta quinta-feira (24), em uma ação conjunta, entre os policiais militares da Patrulha Maria da Penha do 17ºBatalhão de Polícia Militar e os agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Gravataí – Uma ação conjunta, entre os policiais militares da Patrulha Maria da Penha do 17ºBatalhão de Polícia Militar e os agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Gravataí, realizaram, na manhã desta quinta-feira (24) a prisão de um homem, de 25 anos pelo crime descumprimento de medida protetiva de urgência. O homem foi preso no centro de Porto Alegre.
Segundo relatos da vítima para a Delegada da DEAM, Fernanda Generalli, após o registro de ocorrência policial de lesão corporal e deferimento das medidas protetivas, o agressor a procurou novamente, oportunidade em que a derrubou no chão e praticou agressões com uma muleta, enquanto a ex-companheira ainda estava caída ao solo, dizendo que essa “não deveria ter envolvido a polícia”. Ainda, ameaçou o filho da vítima, dizendo que faria coisa pior com a criança.
Após o registro da ocorrência policial, a prisão preventiva foi concedida em razão da reiteração da conduta violenta apresentada pelo agressor, sendo que prática dos novos delitos demonstraram a insuficiência das condutas anteriormente adotadas e justificaram o encarceramento de natureza cautelar.
Ainda segundo a delegada Fernanda Generalli, no momento da prisão, o suspeito resistiu à abordagem policial e, ainda, foi encontrado em posse de entorpecentes. O preso ficará recolhido na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí e ostenta antecedentes policiais por crimes de ameaça, lesão corporal e receptação.
Como denunciar casos de Maria da Penha

Mulheres que queiram acionar a Brigada Militar devem ligar para o 190. Em caso de qualquer violência doméstica, a ligação pode ser encaminhada para uma equipe especializada, que faz o acolhimento. Existem também dois números de whatsapp (51) 984440606 e 98133-0309 , além destes canais tem a Central de Atendimento à Mulher – Disque 180 – é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil. As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados.
Os tipos de violência
A Lei Maria da Penha não contempla apenas os casos de agressão física. Também estão previstas as situações de violência psicológica, sexual, patrimonial e moral. Conheça alguns tipos de violência, conforme a Cartilha Em defesa delas” da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
- Humilhar, xingar e diminuir a autoestima – humilhação, desvalorização moral ou deboche.
- Tirar a liberdade de crença – restringir a ação, a decisão ou a crença.
- Fazer a mulher achar que está ficando louca – distorcer os fatos e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre sua memória e sanidade.
- Controlar e oprimir – comportamento obsessivo do homem sobre a mulher, como querer controlar o que ela faz, o que veste, não a deixar sair, isolar da família e amigos, procurar mensagens no celular.
- Expor a vida íntima – falar sobre a vida do casal para outros ou vazar fotos íntimas nas redes sociais como forma de vingança.
- Atirar objetos, sacudir e apertar os braços – tentativa de arremessar objetos com a intenção de machucar, sacudir e segurar com força a mulher.
- Forçar atos sexuais – obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa.
- Impedir prevenção da gravidez ou obrigar aborto – impedir mulher de usar métodos contraceptivos ou obrigar mulher a abortar.
- Controlar vida financeira – controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma mulher contra a sua vontade, assim como reter documentos pessoais.
- Quebrar objetos – causar danos de propósito a objetos dela.





