Polícia cassa agiotas em Gravataí que ameaçam matar parente de vítima
Nova operação da Polícia Civil em Gravataí e Cachoeirinha recolheu mais provas comprovando a ação dos agiotas
Os policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí deflagraram nesta quinta-feira (25) a Operação Comminatio, com o objetivo de investigar e combater crimes de extorsão ocorridos na cidade. A ação contou com o apoio dos policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar, que atuaram no cumprimento dos dez mandados e na segurança das diligências.
Segundo a delegada titular da 2ª DP de Gravataí, Luana Tamiozzo Medeiros, a investigação teve início no começo de setembro, após vítimas relatarem ameaças de morte e cobranças relacionadas a dívidas contraídas por um parente junto a agiotas. Apesar da prisão em flagrante de dois acusados no dia 15 de setembro, outros comparsas continuaram a contatar as vítimas, exigindo o pagamento das dívidas. Em um dos casos, os suspeitos foram até a residência de uma das vítimas e a ameaçaram presencialmente.
Durante o andamento das investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar outros envolvidos na prática dos crimes. Na última sexta-feira (19), com o apoio do 26º BPM, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Cachoeirinha, ocasião em que foram recolhidas diversas provas relacionadas aos crimes.
Na tarde desta quinta-feira (25), foram cumpridos mais cinco mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão preventiva em Gravataí. Os acusados não foram localizados. Durante a operação, foram apreendidos veículo, telefones celulares, notebooks, anotações e uma arma de fogo, todos relacionados à investigação. O inquérito policial continuará em andamento, com o objetivo de identificar todos os envolvidos e esclarecer integralmente os crimes de extorsão, destacou a delegada.