PIM e Criança Feliz já contemplam quase 400 crianças e gestantes - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando da saúde das mães e dos seus filhos - Foto: Agência Brasil/Divulgação

PIM e Criança Feliz já contemplam quase 400 crianças e gestantes

A previsão é de que 500 famílias sejam atendidas pelos programas até o final do ano

Cachoeirinha – Desde outubro de 2020, crianças de zero a seis anos de idade de Cachoeirinha, de famílias integrantes do CadÚnico, estão sendo acompanhadas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, que visa a promover o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio de estimulação do desenvolvimento integral infantil das crianças na primeira infância, considerando suas famílias e contextos de vida. O PIM tem como eixos a comunidade, a família e a intersetorialidade, portanto, abrange as áreas de saúde, assistência social e educação.

É um programa do Governo Estadual, executado pelas Prefeituras. Já o Programa Criança Feliz (PCF) atende famílias com crianças entre zero e seis anos para que elas ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. O PCF também acontece através de visitas domiciliares, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância. É um programa do Governo Federal, do Ministério da Cidadania.

Publicidade

Em Cachoeirinha são aproximadamente 385 crianças e gestantes nas cinco regiões atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), onde fica a base dos 32 visitadores dos programas, que acontecem de forma conjunta, através de visitas domiciliares e busca ativa de novos cadastros. As famílias visitadas são convidadas a integrar o programa e, após esta etapa, elas passam a receber visitas semanais para realização de atividades com as crianças ou com a gestante.

“Os programas estão em pleno funcionamento. Temos quase 400 famílias atendidas e os números vem crescendo.  Estamos em vias de renovação dos contratos e devemos, até o final do  ano, chegar a 500 famílias”, explica a secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Cristina Mesquita.

Publicidade

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.