Passageiros ficam perdidos com mudanças nos ônibus - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Fortunato: passageiros terão mais tempo para fazer a integração - Foto: Arquivo/oreporter.net

Passageiros ficam perdidos com mudanças nos ônibus

Há demora e dúvidas na troca do cartão BEM pelo TEU e no Parque da Matriz os primeiros dias da integração causaram muita confusão e até itinerário foi alterado sem aviso

Cachoeirinha – Muitos usuários do transporte coletivo estão encontrando dificuldades para fazer a troca do cartão BEM pelo TEU para aproveitar as vantagens da integração do transporte coletivo entre Transbus e Transcal. Enormes filas têm se formado no posto da empresa no shopping do antigo calçadão.

Nesta terça-feira (23), o assunto foi debatido na Câmara de Vereadores depois que a vereadora Sueme Pompeo de Mattos, durante à tarde, conferiu o que estava acontecendo na loja da Transbus.

Segundo ela, a empresa estava distribuindo 50 fichas pela manhã e 50 à tarde. Após contato com a secretaria de Segurança e Mobilidade foram definidas algumas mudanças. As fichas de atendimento serão distribuídas das 8h às 16 horas e o posto não fechará mais no intervalo do meio-dia. Um plantão nos sábados pela manhã também será implantado.

O cartão TEU é necessário para a integração do transporte coletivo municipal com o metropolitano e desde a última segunda-feira também passou a ser exigido na integração das linhas municipais do Parque da Matriz.

O cartão BEM para a integração entre Transbus e Transcal continua valendo, mas não pode mais ser abastecido. Quem ainda tem créditos deverá fazer o uso até  dia 17 de maio.

Parque da Matriz

A integração dos ônibus do Parque da Matriz gerou uma série de confusões desde a implantação na última segunda-feira. Itinerários chegaram a mudar sem que os passageiros fossem avisados e muitos ficaram mais de uma hora aguardando o ônibus que jamais passaria, segundo a vereadora Jacqueline Ritter.

O vereador Alcídes Gattini e Rubens Otávio chegaram a sugerir que o Legislativo se reúna com a direção da empresa Transbus e com o secretário Joaquim Fortunato para entenderem o que está acontecendo e sugerirem alternativas que amenize os transtornos causados à população.

O nó no transporte coletivo no Parque da Matriz foi causado pelo secretário Joaquim Fortunato, que quando estava na Câmara de Vereadores fazia críticas severas ao serviços prestados pela concessionária.

A reportagem tenta desde a primeira hora da manhã uma entrevista com o secretário Fortunato. Ele estava em reunião e sua secretária disse que não poderia informar o número do telefone celular. Próximo ao meio-dia ele foi para uma reunião com o prefeito Miki Breier. A reportagem tentou ainda a assessoria de imprensa da Prefeitura, mas não conseguiu o número.

Desde a implantação das mudanças no Parque da Matriz não foi dada ampla publicidade para a integração. Fortunato, em entrevista ao oreporter.net, disse que houve panfletagem de casa em casa e que os dados todos estavam no site da Prefeitura.

No site não há nenhuma informação e lá ainda consta o link para o site da antiga Stadtbus, que nem existe mais. Pelas redes sociais diversos moradores comentaram que não receberam nenhum panfleto com orientações sobre a integração.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.