CACHOEIRINHA

Paróquia São Vicente de Paulo comemora seus 70 anos

Em 31 de dezembro de 1955 foi decretada a criação da Paróquia São Vicente de Paulo, desmembrada da Paróquia de Gravataí, 11 anos antes da emancipação de Cachoeirinha

Cachoeirinha – As secretárias municipais de Educação (Smed), Isabel Fonseca, e da Saúde (SMS), Bianca Breier, representaram o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, domingo (28), na festa do Dia de São Vicente de Paulo, padroeiro da cidade, comemorado um dia antes. A Paróquia São Vicente de Paulo, localiza da rua Papa João XXIII, celebra em 2025 os 70 anos de atuação na comunidade.

No domingo, a missa foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Bertilo João Morsch. No sábado, havia sido a vez do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, cardeal dom Jaime Spengler. Em 31 de dezembro de 1955 foi decretada a criação da Paróquia São Vicente de Paulo, desmembrada da Paróquia de Gravataí, 11 anos antes da emancipação de Cachoeirinha.

História do padroeiro

São Vicente de Paulo nasceu em Pouy, perto da cidade de Dax, no sul da França, aos 24 de abril de 1581. Era o terceiro filho do casal João de Paulo (Jean de Paul) e Bertranda de Moras (Bertrande de Moras). Desde pequeno, demonstrava muita inteligência e grande religiosidade.

Para seguir a carreira sacerdotal fez os estudos teológicos na Universidade de Toulouse. Foi ordenado sacerdote em 23 de setembro de 1600. Continuou os estudos por mais 4 anos, recebendo o título de Doutor em Teologia. Padre Vicente sempre se preocupou com as crianças enjeitadas e abandonadas, com os velhos e os pobres e doentes. Durante sua vida criou grandes obras, que até hoje estão prestando serviços à humanidade.


Ele tinha quase 80 anos quando faleceu, dia 27 de setembro de 1660, data que marca o Dia de São Vicente de Paulo. Em 16 de junho de 1737, foi canonizado pelo papa Clemente XII, e, em 12 de maio de 1885, foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.