Padre Jeremias tem 15 respiradores e dois leitos para Covid-19 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Hospital atende casos de Covid-19 - Foto: Arquivo/oreporter.net

Padre Jeremias tem 15 respiradores e dois leitos para Covid-19

Somente os dados das internações do hospital aparecem no painel coronavírus divulgado pelo Governo do Estado

Cachoeirinha – O hospital Padre Jeremias, que não é municipal e integra a rede estadual de saúde, tem dois leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19, a doença  provocada pelo novo coronavírus, e conta com 15 respiradores. A casa de saúde aparece entre os 295 hospitais monitorados cujos dados são utilizados para o acompanhamento da evolução da doença no Rio Grande do Sul e servem para a definição da cor da bandeira do Distanciamento Controlado na região.

Publicidade

Os respiradores, cujo nome técnico é ventilador mecânico, são do tipo beira-leito, o mesmo que o Governo do Estado recebeu do Ministério da Saúde e vai destinar 10 unidades para o Hospital Dom João Becker, em Gravataí. O Padre Jeremias, contudo, não possui UTI. Conforme informações da assessoria de imprensa, os dois leitos são clínicos.

Do total de ventiladores mecânicos, sete ficam à disposição na UTI Neonatal. Já os oito restantes são utilizados na chamada Sala Vermelha do Pronto Atendimento para casos de urgência e emergência, mas dois foram destinados para o atendimento de casos Covid-19.

O hospital tem feito os atendimentos normais, seguindo protocolodos do Ministério da Saúde, para pacientes que apresentem sintomas provocados pela doença causada pelo novo coronavírus. Testes, dos tipos rápido e PCR RT, são realizados sempre que necessários.

Publicidade

Há pouco mais de uma semana, a reportagem acompanhou um caso de uma idosa de 82 anos que foi internada com diagnóstico de pneumonia. Foi realizada a coleta para o exame da Covid, ela foi isolada e precisou ser entubada. A idosa teve um agravamento no quadro de saúde e quando uma transferência para um hospital com maior estrutura estava sendo buscada, ela faleceu. O exame para Covid , revelado para a família horas antes do óbito, deu resultado negativo.

Além dos 15 respiradores próprios para UTIs, o Padre Jeremias tem mais quatro equipamentos, estes direcionados apenas para os casos nos quais o paciente precisa ser removido para outro hospital e não pode ficar sem a ventilação mecânica. São chamados de ventiladores de transporte e foram doados aos hospital.

Na semana passada, o sistema do Governo do Estado informava que quatro pessoas com suspeita ou Covid-19 estavam internadas, um aumento de 200% na capacidade instalada, já que ela é de dois leitos. Nesta terça-feira (30), ambos estão livres.

O Padre Jeremias, conforme o no Plano de Contingência Hospitalar – COVID-19,  Versão 12, 11 de junho deste ano, elaborado pela secretaria estadual da Saúde, integra uma lista de hospitais classificados como de retaguarda que ajudam a desafogar as casas de saúde com maior estrutura. No plano, estão previstos mais seis leitos e na planilha consta a observação “aguarda equipamentos”, mas não especifica quais. A direção do hospital, por intermédio da assessoria de imprensa, preferiu não se manifestar sobre o assunto e recomendou contato com a secretaria estadual da Saúde.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.