POLÍTICA

Padre Jeremias anuncia cirurgia geral e instalação dos ares-condicionados

Hospital será ampliado com recursos do Governo do Estado, mas precisa de mais dinheiro para outros investimentos

Cachoeirinha – Os ajustes e investimentos no Hospital Padre Jeremias seguem em andamento. Na próxima semana, por exemplo, inicia a cirurgia geral depois que novos instrumentos foram adquiridos. Segundo o diretor do hospital, Leonado Barboza, neste momento serão realizadas cirurgias de hérnia e os encaminhamentos serão feitos pelo sistema de gerenciamento do Estado. Já os 33 aparelhos de ar-condicionado chegaram. “Vamos instalar em todos os leitos”, afirma. E as 55 camas elétricas já foram compradas e deverão ser entregues até o início de dezembro.

A ampliação, já anunciada pelo Governo do Estado, está na fase de aprovação de projeto. Além disso, revela Barboza, em uma viagem a Brasília foram realizadas visitas em todas os gabinetes de deputados da bancada gaúcha. Na Sessão da Câmara da última terça-feira (11), os vereadores Marcelinho e Flávio Cabral, disseram que acompanharam a comitiva do hospital e pediram ajuda aos deputados gaúchos.

O hospital está buscando recursos para equipar uma nova sala de cirurgia e ainda recursos para custeio e investimento. O projeto, com ampliação, é de o hospital passar a ter quatro salas cirúrgicas, havendo esses novos repasses de emendas. “Fomos apresentar o hospital e pleitear emendas. Solicitamos quatro modalidades de investimento. Uma de custeio no valor de uns R$ 3 milhões outra para essa questão cirúrgica e ainda para investimento na pediatria neonatal e sala adulta”, disse. O investimento total, conforme os vereadores, gira ao redor dos R$ 7,5 milhões e a ideia é que os recursos sejam obtidos através de uma emenda da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados.

Número de atendimentos dobrou nos últimos dias

Com a saída da Santa Casa da administração das UPAs de Gravataí e mais a crise na saúde em Canoas, o movimento no Padre Jeremias aumentou consideravelmente nos últimos dias. Segundo o diretor, o hospital costumava realizar de 80 a 90 atendimentos por dia e esse número saltou para 200. “Apesar deste crescimento, estamos dando conta de atender todos”, afirmou, acreditando que nos próximos dias a tendência é haver uma diminuição.


Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.