oreporter.net comemora 1 ano batendo recordes

O site oreporter.net comemora agora em março o seu primeiro ano de atividade registrando números expressivos de acessos. Nestes 12 primeiros meses foram 288.388 visitantes únicos num total de 488.276 páginas visualizadas, segundo relatório de monitoramento realizado pelo Google Analytics. Já dados do servidor apontam no período quase 2 milhões de páginas vistas.
Conforme as estatísticas do Google, 58,71% do público leitor se concentra na faixa etária entre 25 e 44 anos. Outro dado é que as mulheres figuram entre as que mais acessam o site em busca de notícias: 72,34 são do sexo feminino. Apesar do pouco tempo no ar, oreporter.net já conquistou um público fiel, segundo informações do Google Analytics. Quase 40% são visitantes recorrentes, ou seja, costumam acessar o site para ler notícias de Cachoeirinha.
O mês de março começou melhor em termos de acessos na comparação com os meses anteriores. Nestes primeiros 9 dias a média diária de visitantes únicos é de 7.118. Já são 113 mil páginas vistas neste período. Já dados do Facebook apontam para 3,8 milhões de ações de leitores em postagens realizadas na fanpage e grupo do site, como curtida, compartilhamento, comentários e leituras. Segundo o editor, Roque Lopes, os números são expressivos considerando o foco principal no noticiário de Cachoeirinha.
“Nós temos duas tendências mundiais que demoraram um pouco para chegar no Brasil. A primeira, já mais antiga, dava importância para o foco local na cobertura realizada pelos veículos de comunicação ou no jornalismo de nicho, focado em um segmento específico. A segunda, mais recente, implica na mudança da plataforma de distribuição de conteúdo. O jornal impresso como conhecemos está perdendo espaço e muitos já a abandonaram passando a ter apenas a versão online. O nosso projeto foi concedido dentro destes conceitos já que Cachoeirinha carecia de um veículo que tivesse a penetração que estamos alcançando”, destaca.

Um outro dado importante revelado por Roque é que o advento dos smartphones somado às redes sociais aproximaram muitas pessoas da leitura online de notícias. “Quase 80% dos nossos acessos são por celulares e tablets. Eu acho que hoje nunca se leu tanto como se lê. Se de um lado temos o jornal impresso perdendo espaço fazendo essa curva descendente sem volta, por outro temos as novas tecnologias formando e atraindo novos leitores. Nós nos adaptamos a esta nova realidade e estamos colhendo os frutos”, aponta.
O desenvolvimento do site já previu um layout responsivo, que se adapta a qualquer tipo de dispositivo móvel, facilitando a leitura. Outras ferramentas de tecnologia foram empregadas para permitir um carregamento mais rápido das páginas.
“Temos ainda alguns problemas, mas bons, para resolver. Há momentos em que batemos quase mil acessos simultâneos e o servidor acaba ficando instável. Nosso projeto cresceu rápido demais e neste primeiro ano já fizemos três migrações para servidores mais robustos. Isto representa um custo alto para manter a operação e a partir de agora vamos nos preocupar com a área comercial para conseguirmos evoluir em termos de estrutura tecnológica e também de pessoal para entregarmos mais conteúdo para nossos leitores”, salienta.

