POLÍTICA

OPINIÃO: tem algo muito errado acontecendo na Câmara de Cachoeirinha

Fazer cobranças duras é justo até porque esse é um dos papéis dos parlamentares, mas partir para ofensas e falta de respeito não pode ser considerado aceitável

Cachoeirinha – Há vereadores de Cachoeirinha passando do limite do aceitável. É necessário que reflitam sobre o que estão dizendo e a forma escolhida para buscar soluções para reclamações da população. No final do mês passado, na audiência da Frente Parlamentar da Corsan, foi vergonhosa a forma com que trataram a gerente institucional da empresa.

Renata Rohde, nervosa e irritada, manteve a linha com rara habilidade para enfrentar a agressividade e falta de respeito. O que algumas pessoas não entendem, e também alguns vereadores que não buscam se informar, é que, por exemplo, valores altos cobrados pela empresa têm origem em situações que são consideradas transgressões. Pessoas estavam acostumados com a negligência do período em que a Corsan era uma estatal.

Nesta terça-feira (19), mais um despropério seria cometido, desta vez contra a direção do Hospital Padre Jeremias. O vereador Flávio Cabral conduziu muito bem o episódio e os diretores não usaram a Tribuna. Seriam massacrados, não só com justas cobranças, mas com falta de educação e de respeito.

A gente precisa entender que as pessoas que ocupam cargos entregam o melhor que podem nas condições que elas têm. E, por vezes, elas não estão preparadas para determinadas funções. A solução para isso não é ofendê-las. É buscar a autoridade superior e pedir correção na conduta ou substituição. E há também parlamentares que precisam entender que seus papéis possuem limites.


A percepção possível do que vem acontecendo na Câmara é que gritar e ofender, em vez de buscar soluções de forma articulada e com diálogo, é o melhor caminho. No caso da Corsan, passaram semanas debatendo e até com vereador divulgando informações erradas. Nem a iniciativa do prefeito Cristian Wasem de promover uma “reunião de integração” ajudou.

O que os vereadores deveriam fazer? Simples: criticar, denunciar, debater … sem ofender e desrespeitar. E levantar a bunda da cadeira e procurar quem pode resolver os problemas. O Legislativo é um ambiente de debate político e há vereadores que podem entregar mais do que estão entregando. Não foram eleitos para ofender pessoas e buscar soluções no grito.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.