OPINIÃO: passei do tom com os prefeitos, mas precisam ser mais claros
Nota do colunista: título anterior foi alterado por não estar adequado ao que aconteceu neste domingo. Os prefeitos não estão perdidos como eu disse e fazem um esforço enorme diante de uma crise nunca antes vivida. Precisam, contudo, serem mais claros nas orientações à população durante lives.
O restante da coluna, abaixo, não foi alterado.
O final de semana no RS foi daqueles mais confusos desde o início da pandemia. O Governo do Estado decidiu, mesmo diante do pior quadro do enfrentamento ao novo coronavírus, liberar atividades não essenciais. A Justiça suspendeu liminarmente, atendendo pedidos de sindicatos, a retomada da cogestão com flexibilizações.
O Governo do Estado cassou a liminar tornando possível a retomada das atividades nesta segunda-feira (22), mas deixando bem claro que a reabertura dependia da aprovação de planos regionais e publicação de decretos municipais.
Pois os prefeitos de Gravataí e Cachoerinha fizeram lives no início da noite sem deixaram absolutamente nada claro. Um resolveu dizer que era favorável a um lockdown mas acha melhor abrir tudo, deu parabéns aos portadores da síndrome de down, e o outro disse que agradecia doações, que o hospital de campanha ganhou isso e aquilo e assim tomaram muito tempo sem deixar nada claro.
O que as pessoas queriam saber neste domingo é o que deveriam fazer nesta segunda: eu, trabalhador, acordo cedo e vou para o trabalho? Eu, empresário, abro as portas às 9 horas e na noite deste domingo já ligo para todos os trabalhadores para informar que podem vir?
Talvez eu seja pragmático ao extremo, mas no meu entendimento, era isso o que interessava. No meio destas indefinições jurídicas o que todo mundo quer saber é o que ficou decidido. Agradecimentos e lembranças sobre o que cada um deve fazer em relação às medidas de segurança sanitária é o que menos interessava no momento.
Que as lives sejam para esclarecer e orientar objetivamente ao que interessa às pessoas diante de um cenário no qual ninguém saber ao certo o que fazer. Nesta segunda, tudo vai voltar ao normal mesmo que de forma irregular. E ninguém poderá culpar quem quer que seja, pois os prefeitos não conseguiram dizer o que é para ser feito.
O colunista diz: nada pode seguir regras da flexibilização sem que sejam publicados decretos municipais depois de o Gabinete de Crise aprovar o plano da região. O que vai acontecer: diante da confusão e falta de orientação dos prefeitos, tudo está liberado. E se aparecer uma fiscalização nesta segunda em algum estabelecimento, basta mandar o fiscal ver as lives.
A recomendação final: leia aqui o que pode e não pode para não cometer excessos.
Atualizado 22/03/21 – 4h35min – Cachoeirinha e Gravataí já revisaram o plano regional e assinaram o documento faltando a publicação dos protocolos para que as novas medidas passam a vigorar legalmente.