Roque Lopes

OPINIÃO: Cristian tem culpa no caos da educação por se vitimizar

Governo Cristian está construindo a marca de ser vítima de ter herdado problemas, de ser perseguido por politiqueiros, e esquece das respostas que deve dar com diálogo e transparência

Sigo dizendo que o governo Cristian não tem transparência e não tem diálogo. A audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores deixou muito claro que há uma série de equívocos na gestão. Além da falta de transparência e de diálogo, agora identifico outro problema do governo: se vitimizar. Volta e meia grava um vídeo acusando alguém de fake news e até ação judicial nesta linha já propôs sem obter sucesso no Judiciário. Claro que audiência pública será taxada de politiqueira para quem não entende o que é política. O PT, a oposição, domina essa área e mostra uma ferida que causa uma dor silenciosa em mais de 10 mil famílias. Isso não é politicagem.

É claro que explodiu na mão de Cristian uma bomba que vem sendo armada há muitos anos. Ele, contudo, não pode continuar dizendo que é uma herança. Precisa mostrar o que está fazendo e quais são as dificuldades. Foi eleito para resolver e não para lamentar, culpar os outros. Escolas interditadas, outras sem água, rede elétrica antiga que não permite a instalação de aparelhos de ar condicionado e falta de professores são apenas alguns problemas que precisam de respostas.

O prefeito vai completar um ano no mês que vem. Não venham me dizer que ele assumiu em novembro, porque tem a caneta na mão desde que o prefeito e vice anteriores foram cassados. Como ainda faltam professores nas escolas se assumiu em abril do ano passado? O que chamou a atenção na audiência foram relatos de que a secretária de Educação gosta de destacar seus diplomas, sua titulação. Eu posso ser doutor em como a formiga saúva nos ensina a melhorar aspectos cognitivos comportamentais em humanos e isso não ter utilidade nenhuma para resolver problemas complexos. Um pai de aluno rebateu o título apresentado por ela em uma reunião. Ele também tem doutorado.


Houve relatos também de que a secretaria da Educação chamou a atenção de diretores e professores que enviaram bilhetes aos pais. Um caso para enviarem merenda porque merendeiras poderiam faltar por não estarem recebendo seus salários da empresa terceirizada. Outra porque a escola estava sem água e que os alunos deveriam trazer uma garrafinha. Eu não acredito nisso. A secretaria de Educação deveria ter feito justamente o contrário e orientado os diretores a avisarem os pais. Percebam que há aqui um medo sobre o que os pais vão dizer sobre a gestão da secretaria, da prefeitura. Muitas vezes, um CC voluntarioso com mania de perseguição acha que precisa agradar o chefe e toma uma decisão completamente atravessada. Não sei se foi o caso.

Problemas nós vamos ter sempre, seja na escola, no trabalho, na vida. As pessoas, pelo menos a maioria, entendem isso. Quando você não é transparente, esconde a verdade por medo, isso cria revolta. O que vai mostrar que a pessoa, ou as pessoas que precisam resolver esses problemas, são diferentes, é a resposta que elas vão dar. Hoje, ela é muito ruim.

Eu vejo uma forma muito fácil de resolver o caos na educação. Simples para quem é transparente, aceita o diálogo e não se vitimiza. Basta criar o projeto Salvando a Educação, Educação de Todos, Todos Juntos na Educação … qualquer nome. O projeto iniciaria com um levantamento completo da situação da rede municipal de ensino envolvendo diretores, professores e pais em audiências públicas nas escolas. Depois, bastaria traçar um plano com metas, dar transparência e não esquecer das prestações de contas. A prefeitura vem trabalhando para resolver alguns problemas, mas está tudo solto e as pessoas não sabem. Jogando isso dentro de um projeto, um programa, com transparência, com diálogo, a coisa muda de figura.

É possível pegar esse caos e transformar em um case de sucesso. Quem se vitimiza, terá a capacidade de fazer isso? Imaginem a comunidade escolar alinhada com a prefeitura para solucionar problemas históricos. Vão dizer que isso não existe e que teremos só politicagem. Claro, a política em Cachoeirinha vem há anos na linha do nós contra eles. É melhor continuar dizendo “eu sou doutor”, “eu tenho qualificação nas melhores universidades”, “eu herdei isso”, “a oposição só vê problemas”, “o Francisco Medeiros estava sempre junto do povo”, “essa mãe só perturba”, “as pessoas não entendem”, “é fake news” …

Não precisaria dizer, mas sempre é bom: sempre vamos ter pessoas que não vão concordar com a gente, por melhor que seja o que estamos fazendo ou fizemos. Mas quando a maioria começa a reclamar, tem algo errado. Prefeito, seja mais transparente, invista na estruturação da assessoria de imprensa, tenha mais diálogo, pare de culpar os outros pelos problemas que o senhor tem que resolver, deixe de se vitimizar e, por fim, deixe o saudoso Chico Gaiteiro descansar em paz. A história dele, é dele. O senhor pode e deve se inspirar, mas precisa escrever a sua. A oportunidade de ser prefeito caiu no colo e se não souber aproveitar, a reeleição ficará no sonho. O cavalo está passando encilhado. Deixe de se vitimizar. Monte nele e lidere o povo.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.