Opinião: comunicação da prefeitura morreu afogada nos alagamentos
Revolta começa a tomar conta da população e um dos motivos é a falta de transparência

Não dá mais para as pessoas ficarem com medo do que vai acontecer com suas casas a cada chuva mais forte em Cachoeirinha. Claro que a prefeitura está fazendo o que pode, mas isso não está sendo o suficiente. O pior de tudo não é a demora em encontrar soluções. É a falta de transparência, de comunicação.
O cidadão pagador de impostos não sabe o que está sendo feito. E a imprensa encontra uma série de dificuldades para divulgar o que o governo do prefeito Cristian Wasem vem fazendo. O leitor do site O Repórter não tem a mínima noção da dificuldade que é obter alguma informação para dizer à comunidade que o prefeito, seus secretários e diretores estão fazendo. Algumas são obtidas depois de um estresse sem tamanho. E copiadas por “jornalistas” de rede social – mas isso é outro problema.
E o prefeito Cristiam Wasem, em algumas publicações, diz para sua plateia que as pessoas devem buscar informações nos canais oficiais da prefeitura. Talvez ele não saiba que os tais canais oficiais divulgam informações erradas. Outro dia, divulgaram que uma mulher estava visitando a vó em Cachoeirinha e que apesar da rapidez da Samu deu à luz e nem sabia que estava grávida. Tudo errado. A Samu demorou 45 minutos, a mulher sabia que estava grávida e morava em Cachoeirinha. Deletaram a postagem que fizeram e não deram nenhuma explicação. Na semana passada, os tais canais oficiais, divulgaram que a ex-gerente da Corsan era a coordenadora da Defesa Civil. Outra informação errada e que ainda não foi corrigida.

Há um problema sério na prefeitura de Cachoeirinha: falta de transparência, de comunicação. Metade da revolta da população seria resolvida com a produção de conteúdo, ou respostas à imprensa, sobre o que estão fazendo para amenizar os problemas dos alagamentos. Os responsáveis pelas ações demonstram terem medo de contar o que fazem, de contar a verdade sem rodeios. Eles acham que somente podem divulgar o que é positivo, o que deu certo, o que não precisou de sofrimento para ser obtido. Tentam até fazer evento secreto, como a fracassada boas-vindas aos professores no teatro da Fiergs.
E tem produtor de conteúdo, talvez preocupado em perder o CC, que coloca nos textos que a prefeitura está trabalhando incansavelmente, que tal ação demonstra a preocupação em dar mais qualidade para isso ou aquilo. É tanto amadorismo que cansa. O que a prefeitura tem que fazer é ser transparente, contar a verdade. Se deu BO por falha, qual o problema em dizer isso? Ah, mas a gente não pode. Meu Deus! Todo mundo erra e o que dá mais raiva no povo é você tentar esconder o que ele está vendo. Não é de hoje que o Governo Cristian peca por falta de transparência. Precisa entender que contar sem rodeios e devaneios o que está fazendo, sendo honesto, sincero e transparente, muda o jogo. O problema é que eles não entendem. E se não entendem, vão ter que sofrer com ações judiciais e panelaços. O povo não aguenta mais.