Operação Sísifo combate agiotagem e tortura em Cachoeirinha e Gravataí
Além de Cachoeirinha e Gravataí, a operação também ocorreu em Porto Alegre e mais quatro cidades do RS

Na manhã desta quinta-feira (10), policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do DEIC (1ªDR/DEIC) deflagraram a Operação Sísifo, visando combater agiotagem, extorsão, tortura e lavagem de capitais. A operação foi realizada em diversas cidades do RS, incluindo Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Tramandaí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Guaíba.
A ação contou com a participação de 250 policiais, que, com o apoio de 65 viaturas, cumpriram ordens judiciais que envolvem 18 mandados de prisão preventiva, 54 mandados de busca e apreensão domiciliar, 96 sequestros de bens móveis, além de medidas cautelares sobre bens imóveis e bloqueios bancários. Durante a operação, 15 pessoas foram presas, e foram apreendidos diversos veículos, embarcações, mais de R$170 mil em dinheiro, eletrônicos e 10 imóveis.

A investigação teve início após um furto qualificado ocorrido em janeiro de 2013, em uma agência bancária, onde foram roubados mais de 500 mil reais. Durante as apurações, a Polícia Civil identificou um esquema criminoso que envolvia extorsão, tortura e lavagem de dinheiro. A organização criminosa, composta por mais de 40 pessoas físicas e jurídicas, se especializou em “caçar” devedores, utilizando aplicativos de mensagens para rastrear vítimas. Após localizar os devedores, os criminosos realizavam agressões físicas e psicológicas, muitas vezes filmadas para intimidar outros inadimplentes.
Lavagem de capitais
Segundo a investigação, o grupo movimentou mais de 40 milhões de reais nos últimos anos por meio de diversas contas bancárias. O dinheiro ilícito retornava ao sistema financeiro através de transferências para outras contas, aquisição de bens em nomes de terceiros e ocultação de patrimônio. Além disso, a lavagem de dinheiro envolvia uma empresa de eventos, usada como fachada para disfarçar as operações ilegais.
O Delegado João Paulo de Abreu, titular da 1ª DR DEIC, ressaltou a importância da operação. “Este é um passo crucial para desarticular a organização criminosa que vinha alimentando a economia do crime com recursos ilícitos”, afirmou. A polícia não divulgou os números de presos por cidades.
Além de Cachoeirinha e Gravataí, a operação também ocorreu em Porto Alegre e mais cinco cidades do RS





