POLÍCIA

Operação contra homicídios e tráfico é realizada em Gravataí e Cachoeirinha

A operação teve como alvo o combate aos homicídios e ao crime organizado na região metropolitana

Gravataí – Os Policiais Civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gravataí realizaram na manhã desta sexta-feira (6) a Operação Triunvirato em Gravataí, Cachoeirinha e outras sete cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A operação teve como alvo o combate aos homicídios e ao crime organizado na região metropolitana.

A operação envolveu mais de 900 policiais, incluindo membros da Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Eles cumpriram 148 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão em Gravataí, com ordens judiciais também em outras cidades como Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul, Viamão e Florianópolis/SC, assim como em diversos estabelecimentos prisionais, como a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), a Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) e a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos. Três dos procurados são identificados como líderes, 13 como executores dos crimes e 25 como gerentes do tráfico.

Segundo informações da Polícia Civil, a investigação iniciou-se com um caso de tentativa de homicídio, crime que estava sendo filmado por membros da organização criminosa. A partir dela, chegou-se a um esquema de tráfico de drogas, armas, extorsão e jogos de azar.


A Delegada Fernanda Amorim, titular da DPHPP/Gravataí, responsável pela condução das investigações, ressalta a importância da segregação dos suspeitos, retirando-os do convívio social, e da angariação de elementos probatórios, a fim de comprovar o complexo delito de organização criminosa.

A operação envolveu mais de 900 policiais, incluindo membros da Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), da Divisão Aérea da Polícia Civil, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil e como cães farejadores de drogas e armamentos.

Até o momento, 33 pessoas foram presas, sendo que dois deles foram presos em flagrante e com eles foi apreendido três aparelhos celulares, uma pistola, 148 munições de fuzil, 290 munições de pistola, uma balança de precisão, três carregadores de arma de fogo e um par de algemas. Os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

Matéria atualizada em 06/10/23 às 16h11minutos

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.