Operação Consoante contra organização criminosa é realizada em Gravataí
Além de Gravataí, mais

Gravataí – A 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo desencadeou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Consoante, uma ofensiva direcionada ao combate de uma célula de organização criminosa atuante no bairro Feitoria, em São Leopoldo. A operação é fruto de um inquérito policial instaurado em maio de 2023, com o objetivo de investigar diversas atividades ilícitas atribuídas ao grupo.
Nesta primeira fase da operação, foram cumpridas 41 ordens judiciais de busca e apreensão em cinco cidades: São Leopoldo, Guaíba, Taquara, Gravataí e Charqueadas. Segundo a delegada Cibelle Altamiranda Savi, titular da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, a investigação teve início com a apuração de ocorrências policiais registradas em 2023, incluindo casos de roubo com lesões e tráfico de entorpecentes. Durante as diligências, foram apreendidas mais de 10 câmeras de monitoramento instaladas no bairro Feitoria, supostamente por ordem do grupo criminoso.
“O grupo é conhecido por seu poder de fogo e atuação no tráfico de drogas no Vale dos Sinos, além de praticar violência e graves ameaças contra quem se opõe a seus desmandos no bairro Feitoria”, explica a delegada.
Os integrantes da organização são descritos como violentos, destemidos e, em sua maioria, possuem extensos antecedentes criminais. Eles intimidam os moradores do bairro, ameaçam usuários de drogas que estão em débito com o grupo e extorquem comerciantes locais. A investigação também revelou que alguns estabelecimentos comerciais são usados como pontos de venda de drogas, muitas vezes contra a vontade dos proprietários, que vivem sob constantes ameaças. Em outros casos, os próprios criminosos são os donos dos comércios, utilizando “laranjas” para lavar dinheiro proveniente do tráfico.
Diversas denúncias anônimas foram essenciais para identificar os membros da organização, resultando nas prisões e apreensões realizadas nesta fase da operação. Quatro pessoas foram presas nas cidades de Montenegro, Charqueadas e São Leopoldo. Além disso, a polícia apreendeu duas armas, um veículo, celulares e joias.