Oficina reúne mais oito jornais - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí

Oficina reúne mais oito jornais

“Estou saindo desta oficina com a cabeça fervilhando de ideias”. A afirmação é do cartunista Jean Pierre, criador da revista infantil Turma do Guaíba, um projeto social desenvolvido em conjunto com o jornal O Jornalecão, de Porto Alegre, ao avaliar a segunda edição da Oficina de Jornais, realizada nesta segunda-feira (7), em Gravataí. A promoção, da Gráfica CG e da agência de conteúdo Produtos Editoriais, reuniu oito jornais do estado em um dia dedicado ao planejamento comercial. A primeira edição com este tema aconteceu no último dia 29 e diante do grande interesse demonstrado por proprietários de jornais foi necessário dividir o grupo em duas turmas.

Na primeira etapa do encontro desta segunda, o diretor da Produtos Editoriais, Roque Lopes, fez uma breve explanação sobre a importância do planejamento estratégico de uma empresa e onde está inserido o planejamento comercial, que engloba, entre outros aspectos, a análise do mercado, do produto e definição de estratégias para buscar o cumprimento de metas estabelecidas a partir da construção de um calendário comercial.

Publicidade

Coube ao diretor da Gráfica CG, Roberto Gomes, detalhar como os jornais podem criar produtos e formar um calendário comercial para se diferenciarem para manter clientes e conquistarem novos em um mercado em crise. Ele explicou que as datas comemorativas, além das já tradicionais como Páscoa e Natal, podem ser uma ótima oportunidade para novos anunciantes. Roberto trouxe para diretores de jornais experiências colocadas em prática durante mais de 30 anos apontando as que deram mais resultados. Uma das ideias partilhada com os jornais é a organização de uma campanha do agasalho unificada nos municípios, tendo os jornais no papel de promotores e prefeituras como executoras contando com apoio de entidades e empresas. A unidade, argumentou, torna mais fácil a coleta de agasalhos e proporciona uma distribuição mais adequada já que ela fica a cargo de quem entende do assunto, as prefeituras. Campanhas sociais e ambientes, publicações legais e as regras para as próximas eleições também foram abordadas.

Para o diretor do jornal O Pódium, de Porto Alegre, Sílvio Bilhar, o encontro foi extremamente positivo. “Apesar de sermos um jornal de nicho, o motociclismo, muitos dos temas abordados podem ser colocados em prática. Só por aproveitar de 35% a 40% do que ouvi hoje já valeu a pena”, destacou. O diretor do jornal Portal de Notícias, de São Jerônimo, Marcos Essvein, acrescentou que a oficina lhe permitiu adquirir conhecimento para criar novos produtos. “Tudo o que ouvimos foi muito bom. Podemos dizer que a partir daqui poderemos pensar na criação de novos projetos para inovar em nosso mercado”. Já Lourenço Graiz, diretor do jornal De Fato, de Nova Santa Rita, salientou que o momento foi oportuno para rever conceitos. “Foi uma oportunidade para pararmos um pouco e refletirmos sobre o que e como estamos fazendo.”

Publicidade
Compartilhe essa notícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.