O dia da viagem, das notas oficiais e da surpresa - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Miki surpreendeu todos ao aparecer na Câmara - Fotos Roque Lopes/oreporter.net

O dia da viagem, das notas oficiais e da surpresa

Prefeito e vice viajaram a Brasília e não houve transmissão de cargo. A Câmara emitiu nota e os vereadores foram surpreendidos com a presença de Miki na sessão desta terça

Cachoeirinha – A terça-feira (9) foi movimentada no cenário político de Cachoeirinha depois que o prefeito Miki Breier e o vice Maurício Medeiros apareceram em um vídeo no Facebook na abertura da XXII Marcha dos Prefeitos em Brasília.

O vídeo, publicado na página da Prefeitura no Facebook , agitou opositores e levou até a Câmara de Vereadores a emitir uma nota oficial.

O vídeo que desencadeou tudo:

O presidente da Câmara, Fernando Medeiros, publicou uma nota oficial comunicando que o Legislativo não havia sido informado da viagem de ambos e que o cargo não havia sido transmitido. Se fosse, Fernando seria o prefeito em exercício.

No final do dia, Miki já estava sabendo das movimentações e saiu do aeroporto Salgado Filho direto para a Câmara de Vereadores. Entrou sorridente pelo corredor que dá acesso ao Plenário e sentou para acompanhar a sessão, que foi levantada (suspensa) para ele fazer parte da mesa e usar a Tribuna com o objetivo de fazer um relato sobre a viagem.

Sorridente, Miki chega na Câmara

Miki preferiu não entrar em polêmica, mas disse que depois que inventaram o avião os deslocamentos ficaram mais fáceis e rápidos. O secretário de Governança e Gestão, Juliano Paz, com a Lei Orgânica na mão, explicou que não há previsão legal de comunicado à Câmara sobre uma ausência rápida do prefeito e vice e nem de transmissão de cargo para esses casos.

Na manhã desta quarta, Miki fez uma postagem no seu Twitter sem se referir diretamente ao ocorrido.

No intervalo da sessão desta terça, o presidente da Câmara explicou ao oreporter.net que o setor jurídico da Câmara está analisando o caso. “Eu acho que pela boa relação que temos entre os dois poderes, o prefeito poderia, ao menos, ter comunicado a sua ausência e a do vice. Imagine se acontece alguma tragédia que seja necessária a presença do prefeito para assinar algum decreto e não temos ninguém na cidade”, disse.

Quando Fernando viu o prefeito entrando no Plenário e ocupando uma cadeira ficou com uma expressão de surpresa. Aberta a sessão, ele convidou Miki para fazer parte da mesa e abriu espaço na Tribuna para o prefeito se manifestar. E Miki falou sobre a rápida viagem.

Veja o vídeo

Com o prefeito na cidade, a presidência da Câmara se apressou para publicar outra nota oficial dando conta do retorno.

Enquanto no corredor de acesso ao Plenário, opositores com a Lei Orgânica tentavam encontrar um motivo para uma possível irregularidade na viagem do prefeito e vice, lá dentro Miki conversava e até posou para uma selfie com o líder do Governo, Luiz Henrique Tino, e o presidente da Câmara.

Tino fez uma selfie

Na saída do Legislativo, Miki gravou um vídeo. Veja:

NOTA DO EDITOR: Após a publicação desta matéria, o presidente do Legislativo entrou em contato com a redação para explicar que já estava sabendo da visita do prefeito. “Eu fui informado pelo secretário Juliano por volta das 17h30min. Não fui surpreendido. Na verdade eu estava era com dúvida sobre o procedimento regimental a ser adotado para chamá-lo a fazer parte da mesa e usar a palavra”, disse Fernando Medeiros.

Compartilhe essa notícia