Novas unidades de saúde vão homenagear Álvaro Antônio e Gattini
Projetos dos vereadores Edison Cordeiro e Paulinho da Farmácia foram aprovados na Câmara, o prefeito Cristian Wasem sancionou e as leis foram publicadas no Diário Oficial do Município
Cachoeirinha – As duas novas unidades de saúde que estão em construção em Cachoeirinha vão homenagear duas personalidades da história da cidade. A Câmara de Vereadores aprovou os projetos dos vereador Edison Cordeiro e Paulinho da Farmácia e o prefeito Cristian Wasem sancionou as leis e elas foram publicadas no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (7).
A unidade da Granja Esperança vai se chamar Álvaro Antônio do Nascimento. O projeto é do vereador Edison Cordeiro. Conforme o parlamentar argumentou, Álvaro teve destacada atuação comunitária, cultural e social em Cachoeirinha, especialmente no bairro Granja Esperança. Nascido em 17 de outubro de 1938, Álvaro foi morador ativo e participativo da Granja Esperança desde 1987.
“Mestre de obras, líder comunitário e defensor da cultura tradicionalista gaúcha, fundou e presidiu o CTG Sinuelo da Amizade, espaço que serviu como centro cultural, ponto de encontro da comunidade e apoio a atividades escolares e sociais. Álvaro foi também um dos articuladores da organização dos moradores junto à ACOGEU, na luta pela regularização das moradias do bairro. Sua atuação comunitária e seu espírito solidário o tornaram referência para todos ao seu redor. ” Em 2013, foi homenageado como Patrono da 27ª Ronda Crioula de Cachoeirinha. Ele faleceu em 14 de julho de 2018 aos 79 anos.
Já a unidade de saúde da Canarinho vai se chamar Alcides Gattini. O projeto que virou lei é de autoria do vereador Paulinho da Farmácia. “Gattini foi um homem que dedicou sua vida ao serviço público, à espiritualidade e acima de tudo à família. Casado por 46 anos com Maria Edi Gattini, construiu uma linda história de amor e companheirismo, da qual nasceram seus dois filhos, Sabrina Gattini e Devidi Gattini, e posteriormente seus amados netos: Laura, Enzo e Henry — verdadeiros motivos de orgulho e alegria em sua vida”, destacou o parlamentar.
Gattini foi eleito vereador em 2016. Também atuou como secretário nas gestões dos prefeitos Maurício Medeiros e Vicente Pires, contribuindo de forma significativa em áreas fundamentais para o bem-estar da sociedade”.
“Movido por sua fé e senso de caridade, foi um dos fundadores de dois importantes centros espíritas: o Centro Espírita Francisco de Assis e o Centro Espírita Amor e Caridade. Nesses espaços, semeou conforto, acolhimento e ensinamentos que continuam transformando vidas até hoje”, salientou Paulinho. Gattini faleceu em 6 de outubro de 2023 aos 71 anos.
Como serão as duas unidades
Tanto a unidade Granja como a Canarinho terão 600 metros de área construída. As unidades serão classificadas pelo Ministério da Saúde de Porte 3, o que significa que serão três equipes completas de médico, enfermeiras e odontologia. Além dos consultórios médico e odontológicos, as unidades terão um consultório específico de telemedicina, o que vai proporcionar que o município entre no programa de telemedicina do Governo Federal e os pacientes consigam fazer consultas com especialistas desta forma.
LEIA MAIS