Nova proposta traz linha do metrô até Cachoeirinha – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Investimento privado pode qualificar o serviço - Foto: Trensurb/divulgação

Nova proposta traz linha do metrô até Cachoeirinha

Alternativa para a linha 2 do metrô de Porto Alegre foi tema de reunião em Brasília no Ministério do Desenvolvimento Regional

O debate em torno de alternativas para a linha 2 do metrô de Porto Alegre foi retomada nesta quarta-feira (19) em uma reunião em Brasília no ministério do Desenvolvimento Regional. Ela viria do centro de Porto Alegre até Cachoeirinha, criando na divisa da cidade uma grande estação capaz de absorver milhares de passageiros que usam diariamente as linhas intermunicipais da Sogil e Transcal.

O assunto foi o tema de uma audiência proposta pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), David Borille, fez uma exposição dessa proposta de expansão, que terá o trajeto do Centro Administrativo da capital até Cachoeirinha, numa extensão de 17 km.

Publicidade
Lasier retomou o debate e propôs audiência realizada em Brasília – Foto: Divulgação

O ministro afirmou que quer ajudar e se comprometeu a entrar em contato com o secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, José Salim Mattar Júnior, para que o metro de Porto Alegre seja retirado do projeto de desestatização e incluído no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), da Casa Civil.

Canuto também solicitou ao presidente da Trensurb uma estimativa de demanda para a nova linha para avaliação. A estimativa do valor da obra é de US$ 2,9 bilhões, sendo que mais da metade do percurso será subterrâneo.

Publicidade

Uma nova reunião deverá ocorrer nos próximos dias para tratar do assunto, além de uma visita do senador e do presidente da Trensurb ao prefeito e ao governador de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior e Eduardo Leite, para apresentar o resultado da audiência com o ministro.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.