POLÍTICA

Nova escola no Central Park vai homenagear Maria Paim

Sugestão do vereador Zeca Transportes, através de projeto indicativo, foi aceita pelo prefeito Cristian Wasem, que enviou projeto à Câmara de Vereadores

Cachoeirinha – A nova escola de educação infantil de Cachoeirinha, que está em fase de acabamento no bairro Central Park, vai homenagear Maria Paim, moradora de Cachoeirinha falecida em 2002. A sugestão aceita pelo prefeito Cristiam Wasem foi do vereador Zeca Transportes, que apresentou projeto indicativo no Legislativo.

“Essa é uma homenagem mais do que justa a uma mulher à frente de seu tempo. Ela transformou o mínimo em algo extraordinário, e sua história foi, é e sempre será um exemplo inspirador para os estudantes de nossa cidade”, destacou o prefeito na justificativa do projeto que enviou ao Legislativo.

Maria Paim Jaques nasceu em 1945 em Santa Maria e em 1987 veio morar em Cachoeirinha. Foi comerciante na Vila Anair e enfrentou dificuldade para encontrar um local que considerasse adequado para deixar sua filha enquanto trabalhava. Com apoio de outras mães, em 1988 fundou a Associação de Mães Unidas do Lar e buscou recursos da Legião Brasileira de Assistência para criar a Creche Comunitária Criança Esperança naquele ano.

“Maria não apenas buscou recursos para a creche, mas também trabalhou para fortalecer outras associações, levando à formação de um grupo de sete escolas conveniadas com a Secretaria de Assistência Social. À medida que a demanda por vagas aumentava, Maria continuou sua luta, conseguindo recursos para ampliar a escola, que passou a atender 60 alunos em turno integral. Para manter a instituição, foram necessários convênios com o governo federal, municipal e com o Sesi”, conta Zeca na justificativa do seu projeto indicativo.


Em 1988, Maria também se destacou ao participar da Federação das Mulheres Gaúchas, que lutava pelos direitos das crianças e pela proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Sua presença em conferências nacionais em Brasília evidenciou seu compromisso com o protagonismo feminino na sociedade. “Maria Paim sempre teve uma visão à frente de seu tempo”, disse Zeca. Ela chegou a criar um espaço para atendimento de crianças de 7 a 14 anos, no contraturno escolar, com parceria do Sesi.

“Com a escassez de recursos e falta de políticas públicas para atender este público, aconteceu a extinção do espaço. Mas sua luta nunca cessou, até seu falecimento no ano de 2002 sua determinação e paixão por aquilo em que acreditava permanecem vivas”, destacou o vereador.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.