Geral

Nessa sexta é celebrado o Dia do Ovo; confira suas vantagens e receitas

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados nele

O Dia Mundial do Ovo é celebrado anualmente em 10 de outubro em dezenas de países produtores e consumidores, reconhecendo a importância da proteína na nutrição global. No Brasil, a data é coordenada pelo Instituto Ovos Brasil, que promove ações de valorização e informação em todo o país.

A produção brasileira de ovos deverá alcançar 62 bilhões de unidades em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume representa uma alta de 7,5% em relação às 57,683 bilhões de unidades registradas em 2024, consolidando um novo recorde histórico para o setor.

O desempenho está diretamente relacionado ao avanço do consumo interno. Em 2025, cada brasileiro deverá consumir, em média, 288 ovos ao longo do ano, uma elevação de 7,1% frente ao consumo per capita de 269 unidades em 2024. Com isso, o Brasil deverá alcançar, pela primeira vez, a lista dos 10 maiores consumidores per capita de ovos do mundo.

As vantagens do ovo

O ovo é considerado um alimento umami porque possui em sua composição cerca de 10 mg de ácido glutâmico por unidade, sendo que a gema apresenta a maior concentração, que é de 7,5 mg por unidade.


Assim, o consumo de ovo cozido oferece além de ácido glutâmico, nutrientes como proteínas – relacionadas ao desenvolvimento, regeneração, transportes de nutrientes – vitaminas do complexo B – como a vitamina B12, o ácido fólico e a colina – vitaminas A, D, E, K, luteína e zeaxantina e minerais como ferro, magnésio, selênio – importantes para a nutrição do organismo.

O que é umami?

Fisiologicamente a língua possui receptores pelos quais podemos perceber ou sentir gostos, como o doce, o salgado, o amargo e o azedo, mais conhecidos das pessoas. No entanto, estudos realizados nas décadas de 80 e 90 comprovaram que além dos receptores para estes gostos, existem outros distribuídos não só na língua, mas em todo o trato digestório e também no cérebro, que se ligam ao ácido glutâmico – ou glutamato – e que são responsáveis por um gosto diferenciado, chamado umami.

Ovo é um dos alimentos mais nutritivos

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo.  Possui 13 vitaminas essenciais e minerais em quantidades variadas necessárias para o bom funcionamento do organismo, incluindo colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros, além de proteínas de alto valor biológico, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso. Veja:

Um ovo grande contém:

  • somente 70 calorias
  • 6 gramas de proteína
  • é uma fonte excelente de ácido fólico e vitamina B12
  • contém somente 4,5 gramas de gorduras (7% das necessidades diárias), sendo dois terços de gorduras insaturadas (boas)
  • não contém gorduras trans
  • a gema é uma boa fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina

Cinco razões para comer ovos

Controle de peso: Proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo.

Manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular: Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade auxiliam no ganho de força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas idosas. 

Gestação saudável: A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos provem em média cerca de 250 miligramas de colina, ou seja, metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando.

Função cerebral: Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neurotransmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos. 

Saúde da visão: Luteína e zeaxantina, dois antioxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a principal causa da cegueira dos idosos. Pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais biodisponível que a luteína de outros alimentos, apesar do ovo possuir quantidade menor desses dois nutrientes.

Mito sobre colesterol

Muitos brasileiros ainda estão confusos a respeito de que tipo de alimentação deve ser consumida e qual deve ser evitada. Muitos ainda evitam ovos, por medo do colesterol, apesar dos resultados dos últimos 30 anos de pesquisas nunca terem comprovado a relação entre o consumo de ovo e as doenças cardíacas. O consumo de ovo diariamente não aumenta o risco de doenças do coração em pessoas saudáveis.

Quanto tempo de cozimento?

  1. O tempo de cozimento de um ovo é de aproximadamente 15 minutos. Esse tempo favorece a absorção da biotina (vitamina do complexo B);
  2. Evite o cozimento excessivo, pois pode acarretar na perda dos muitos nutrientes que o ovo possui;
  3. Para evitar que a casca do ovo quebre, adicione meia colher de chá vinagre na água que irá cozinhar o ovo.

Duas receitas com ovo

Vinagrete Cremoso de Ovos

Ingredientes:

  • 4 ovos cozidos
  • 1 tomate não muito maduro
  • 1/2 pimentão verde
  • 1 cebola branca pequena
  • 3 colheres de sopa de ricota
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 limão branco
  • Sal a gosto
  • Adicional: torradas salgadas de sua preferência

Modo de preparo:

1º – Separe as gemas das claras e faça um creme com as
gemas bem amassadas, ricota, azeite e caldo de limão;

2º – Separe e pique as claras em pedacinhos bem pequenos
e junte as claras picadas, tomate, azeitonas, pimentão, e
a cebola;

3º – Junte tudo com o creme de gemas e coloque uma pitada
de sal se necessário, lembrando que as azeitonas já contêm sal;

4º – Acomode o vinagrete em um recipiente de vidro e sirva com
torradas.

Mingau de Aveia

Ingredientes:

  • 240 ml de leite semi-desnatado
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1 gema de ovo peneirada
  • Canela em pó
  • Adoçante culinário

Modo de preparo:

1º – Leve ao fogo o leite, a aveia e a gema de ovo;
2º – Mexa até que engrosse;
3º – Coloque em uma caneca e salpique a canela em pó.

*com informações do Instituto Ovos Brasil

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.